Recall de respiradores é preventivo, alerta comitê estadual
Grupo coordenado pelo desembargador Nélio Stábile, de MS divulgou nota nesta terça para tranquilizar pacientes
Depois que anúncio de recall de ventiladores mecânicos da Philips Brasil foi anunciado e provocou pânico, o Comitê de Mato Grosso do Sul no Fórum Nacional da Saúde, do CNJ (Conselho Nacional de Justiça), decidiu intervir para tranquilizar pacientes e familiares deles que precisam ou necessitaram dos equipamentos. Após reunião na sexta-feira (20), o desembargador Nélio Stábile, coordenador do comitê, divulgou nota para, em suma, informe que a medida tomada pela multinacional é preventiva.
A Philips Brasil está promovendo o recall (reparou ou troca) dos aparelhos ventiladores mecânicos e de suporte de vida Trilogy, Bipaps e Cpaps, de vários modelos da marca, fabricados até 26 de abril de 2021. O motivo foi a identificação, pela fabricante, de dois problemas relacionados à espuma de redução de som usadas nos aparelhos, que pode se degradar em partículas e entrar na via de ar do dispositivo, sendo ingeridas ou inalada.
Ainda conforme o aviso da fabricante, a exposição a essas partículas pode causar diversos prejuízos à saúde do usuário. Diante do alerta, a Adone-MS (Associação de Doenças Neuromusculares de Mato Grosso do Sul) enviou ofício aos representantes do Estado no Fórum Nacional de Saúde informando a preocupação com os pacientes do Estado que fazendo uso desse equipamentos.
Nélio Stábile, por sua vez, cobrou explicações da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e da Philips Brasil para prestarem os esclarecimentos necessários quanto à situação. As respostas vieram na semana passada.
“Entre os esclarecimentos prestados, a fabricante informou que a decisão de realizar o recall preventivo e voluntário foi tomada globalmente pela matriz nos Estados Unidos” e além disso, que “que a degradação da espuma pode ser exacerbada pelo uso de métodos de limpeza não aprovados, como o ozônio, utilizado na esterilização de aparelhos, sobretudo no âmbito hospitalar”.
A indústria esclareceu ainda que “os produtos objetos do presente recall consistem em equipamentos médicos comercializados a grandes distribuidores, hospitais e empresas especializadas em home care”. “Tais equipamentos não são comercializados diretamente no site institucional, cuja venda online limita-se apenas a acessórios”, completa a nota.
Tratamentos não devem ser interrompidos por pacientes sem antes consultar o médico responsável. A Philips indica outro caminho de atendimento: pelo seu serviço de SAC (0800 707 6767, de segunda a sexta, das 8h às 20h e, aos sábados, das 8h às 13h).
Além disso, a empresa anunciou que os reparos e/ou troca de equipamentos começaram a partir do mês de outubro de 2021.
Em resposta ao Comitê Estadual de Saúde, a Anvisa deixou que a Philips é responsável por contatar seus clientes, garantindo a efetividade das ações de recolhimento e/ou conserto dos aparelhos com defeito. Revelou que a empresa estima, com base nas informações obtidas até o momento junto aos distribuidores, que o recall alcance no Brasil, cerca de 10 mil ventiladores pulmonares e 104 mil aparelhos usados nos distúrbios de sono.