Sistema de buscas já registrou mais de 200 notificações de abandono escolar
Plataforma começou a funcionar há oito meses em todo o Estado, e 214 notificações já foram contabilizadas
O sistema integrado de informações e notificações Bae (Busca Ativa Escolar), implantado na Ree (Rede Estadual de Ensino) em parceria com o Poder Judiciário, há oito meses, já rechegou a registrar 214 casos de crianças e adolescentes que abondaram os estudos.
De acordo com a Sed (Secretaria Estadual de Educação), a plataforma de monitoramento já é usada nas 348 escolas dos 79 municípios de Mato Grosso do Sul. Contudo, ainda não é possível saber, ao certo, as idades e turmas com maiores número de evasões.
Segundo a pasta, essa é a primeira etapa do programa. A partir dos registros, será feito um mapeamento para identificar os estudantes, e as causas pelas quais eles deixaram de frequentar o ambiente escolar.
"Essa notificação é uma sinalização que o sistema faz, quando a gente tem esse conhecimento de casos, a direção da escola faz uma busca ativa. Então cabe a secretaria orientar as unidades sobre quais ações podem ser tomadas para que esse aluno vá para a escola, via contato telefônico, ou contato direto. Temos diretores que vão até à casa do aluno, mas, mais importante ainda, é que a família faça esse contato com a unidade, para não ter problemas deles não irem à escola e a instituição não ser informada", destacou a Sed.
Sistema- Segundo o governo do Estado, o projeto foi elaborado com intuito de identificar, monitorar e agilizar o acompanhamento da aprendizagem, bem como, prevenir casos de estudantes em risco de abandono ou descontinuidade do processo de escolarização, promovendo o acolhimento e cuidado pedagógico aos estudantes.