Só em junho, 13 mil moradores de MS relataram sintomas de covid, informa IBGE
Desse total, 56% procurou atendimento em unidades de saúde, conforme
No mês de junho, 13 mil moradores de Mato Grosso do Sul apresentaram sintomas de covid-19, a doença provocada pelo novo coronavírus. O dado foi divulgado nesta quinta-feira (23) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) a partir dos resultados da PNAD Covid-19, pesquisa feita por telefone sobre os reflexos da pandemia, que já matou 266 pessoas no Estado e acumula, em 4 meses, mais de 16 mil casos confirmados.
Em Mato Grosso do Sul, conforme o levantamento, o percentual é o terceiro menor no País, de 0,5%, se comparado à população total o número de pessoas que apresentaram queixas consideradas evidências da covid-19. São elas perda de olfato ou paladar, tosse e dificuldade de respirar ou febre, tosse e dor no peito.
Dos que relataram sintomas, 56,6%, ou 7 mil pessoas, informaram ter procurado atendimento em estabelecimento de saúde.
Amapá (5,6%) e Roraima (5,0%) apresentaram os maiores percentuais de pessoas com sintomas conjugados de covid-19.
Também foi levantada a quantidade de pessoas com sintomas de gripe. A PNAD covid-19 estimou que 147 mil pessoas, ou 5,4% da população, estavam com algum tipo de relato de síndrome gripal, também o terceiro menor valor no País. Nesse aspecto, a Unidade da Federação com o maior percentual foi o Amapá (13,5%) e o menor foi registrado no Rio de Janeiro (4,4%).
O que é - A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios - PNAD COVID19 é uma versão da PNAD Contínua, com coleta de dados por telefone. Seus objetivos incluem estimar o número de pessoas com sintomas referidos associados à síndrome gripal e obter informações sobre a procura por estabelecimento de saúde, por tipo de estabelecimento procurado.