Soraya, Cida Gonçalves e Lula enfrentam pane em avião presidencial
Comitiva com 16 pessoas estão em aeronave que apresentou problema técnico no México
O avião que transportava o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), durante agenda na Cidade do México, apresentou problemas durante o fim da tarde desta terça-feira (1º), após ter decolado. De acordo com a FAB (Forças Aéreas Brasileiras), o voo de volta a Brasília será feito no avião reserva da Presidência.
Lula, a primeira-dama Janja, a ministra das Mulheres Cida Gonçalves, a senadora Soraya Thronicke (Podemos), o ministro Mauro Vieira e outras 16 pessoas estavam na aeronave quando o problema aconteceu, de acordo com a apuração da TV Bandeirantes. Não se trata de problemas que impeçam o pouso e, segundo informações da FAB, a questão técnica foi resolvida em voo.
"Informo que a aeronave presidencial VC-1, que transporta o Senhor Presidente da República no trecho entre o México e o Brasil, apresentou um problema técnico após a decolagem do Aeroporto da Cidade do México, nesta terça", afirma o texto assinado pelo comandante da Aeronáutica, tenente-brigadeiro do ar Marcelo Kanitz Damasceno. A força, no entanto, não divulgou qual seria o problema.
Ainda segundo o texto, os pilotos fizeram manobras para gastar combustível. O procedimento é necessário para que a aeronave retorne ao mesmo aeródromo da decolagem.
A comitiva foi até a capital do México principalmente para participar da posse da nova presidente do país, Claudia Sheinbaum. A cerimônia aconteceu horas antes na sede do poder legislativo.
O presidente havia chegado ao país no dia anterior, onde teve um encontro com o presidente que deixava o cargo, Andrés Manuel López Obrador, e participou de um fórum com empresários dos dois países.
Receba as principais notícias do Estado pelo celular. Baixe aqui o aplicativo do Campo Grande News e siga nas redes sociais: Facebook, Instagram, TikTok e WhatsApp.