Testes gratuitos contra hepatite atraem quem nunca realizou o exame
Idosos foram a maioria a procurar pelo serviço neste sábado. Entretanto, jovens também apareceram
O plantão de testagem de hepatite viral, realizado neste sábado (22), em Campo Grande, atraiu pessoas que nunca realizaram o exame à Praça Ary Coelho. Apesar da maioria dos interessados serem idosos, os jovens também estavam preocupados com a saúde. Os testes fazem parte da Campanha “Julho Amarelo”, mês de luta contra hepatites virais (A e B). Além desses, também foram oferecidos exames rápidos de HIV e sífilis.
A gerente técnica de Hepatites do IST da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), Eliane Maria da Silva, ressaltou que a ação acontece durante todos os finais de semana do mês de julho.
Eni de Castilho, de 59 anos, explicou que foi até o local especificamente para realizar o exame. O motivo foi a perda de uma amiga pela doença. A aposentada se deslocou do bairro Oliveira II.
“Fiquei sabendo pela televisão, vim semana passada, mas não deu, então vim hoje. Já que gastei com a passagem de ônibus vou aproveitar no centro. Não sei muito sobre o exame, mas vim só pra isso. Perdi uma amiga de hepatite, ela descobriu muito tarde”.
Antônia Rosa, de 70 anos, viu a ação pela televisão e não perdeu tempo. Além de marcar presença, ainda levou mais duas amigas com ela. “Moro no Pioneiros, viemos pra cá só pra isso. Tô achando legal, porque é isso que temos que fazer, melhorar a saúde. É a primeira vez que faço. Foi tranquilo, nem dói nada”.
A amiga, Mariza Costa, de 63 anos, aproveitou a oportunidade para descobrir se tem ou não a hepatite. Também é a primeira vez que a consultora realiza o exame.
Otávio Henrique, de 26 anos, é um dos jovens que estavam no ponto de coleta. Para ele manter a saúde em dia é primordial, isso também inclui testagens contra doenças virais. “Fiquei sabendo quando passei aqui em frente, aí aproveitei. Sempre faço esses testes aqui. Não sei nada sobre, mas to fazendo pra ver. O teste foi rápido, 15 minutos. Pelo menos sei na hora, consigo ir no posto pra resolver se der positivo”, disse o militar.
Exames - Os testes serão oferecidos para 150 pessoas com o objetivo de diagnosticar IST (Infecções Sexualmente Transmissíveis) neste sábado e domingo (22 e 23), a partir das 8h.
De acordo com a pasta, mais de 800 testes já foram realizados desde o início da campanha. Em uma semana, 212 campo-grandenses foram examinados com quatro testes rápidos para o diagnóstico de HIV, sífilis e hepatites B e C.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.