ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, SÁBADO  23    CAMPO GRANDE 25º

Cidades

Vacina contra HPV será aplicada em dose única dos 9 aos 14 anos

Secretaria de Saúde de MS aguarda orientações do Ministério da Saúde para iniciar novo esquema

Por Clara Farias | 02/04/2024 12:39
Mulher sendo vacinada na Capital (Foto: Arquivo/Campo Grande News)
Mulher sendo vacinada na Capital (Foto: Arquivo/Campo Grande News)

O SUS (Sistema Único de Saúde) aderiu à vacinação contra HPV (Papilomavírus Humano) em dose única. A mudança tem como objetivo aumentar a adesão à vacinação e cobertura vacinal do país. Nota Técnica que estabeleceu a mudança foi publicada nesta segunda-feira (1°) pelo Ministério de Saúde.

De acordo com o Ministério, a dose única é recomendada para crianças e adolescentes de 9 a 14 anos. A mudança vai ao encontro da recomendação da OMS (Organização Municipal de Saúde), que indica a eficácia do novo esquema vacinal. A nota ainda recomenda que os estados façam busca ativa por jovens que tenham até 19 anos e não tenham recebido nenhuma dose da vacina contra o HPV. Estes também poderão receber a dose única.

O grupo prioritário inclui imunossuprimidos, vítimas de violência sexual e pessoas portadoras de papilomatose respiratória recorrente, mas nestes casos, o esquema vacinal continua sendo o de duas ou três doses.

A SES (Secretaria de Estado de Saúde) informou que aguarda orientações do Ministério da Saúde para aderir ao novo esquema. A vacina quadrivalente ofertada pelo SUS protege contra quatro subtipos virais (HPV, 16, 18, 6 e 11), cânceres de colo do útero, de vulva e vagina, câncer peniano e cânceres de orofaringe e anal em homens e mulheres.

No Brasil, o câncer de colo do útero é o terceiro tumor mais frequente em mulheres, segundo o Inca (Instituto Nacional de Câncer). Em 2023, 50.493 mil crianças, de 9 a 14 anos, receberam a vacina contra o vírus.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias