Além de piscina suja, autoridades encontram lixo em muro de escola e em casas
Durante a visita do ministro do Esporte George Hilton e autoridades locais em algumas ruas do bairro Aero Rancho nesta manhã em razão da campanha nacional de combate ao Aedes aegypti “ZikaZero”, eles encontraram, além da piscina suja cheia de larvas, lixo acumulado na calçada de uma escola municipal e entulhos de ferro velho em residência.
As autoridades estiveram nas ruas Flor de Maio, Iemanjá e Tabajara. Nesta última encontraram o imóvel fechado com uma piscina suja cheia de larvas do mosquito que transmite a dengue, a chikungunya e o Zika vírus, que deixou o ministro preocupado diante da falta de conscientização do morador. Na caminhada pelas ruas, o ministro abordava algumas pessoas para alertar sobre a importância de manter suas casas limpas e sem focos para proliferação do Aedes.
Ainda na Rua Tabajara, as autoridades encontraram uma casa com o quintal que servia de depósito de ferro velho com vários focos para larvas do mosquito. Segundo o secretário municipal de saúde, o dono foi notificado para resolver o problema em 24 horas, com possibilidade de ser multado e responder por crime ambiental.
Mas neste caso, após conversarem com o proprietário, uma equipe da prefeitura fez a limpeza com uma máquina escavadeira e caminhões da Seintrha (Secretaria de Infraestrutura, Transporte e Habitação).
Na rua Iemanjá, a comitiva se deparou com um amontoado de lixo na calçada da Escola Municipal Irene Szukala. No local, além galhos de árvores, havia sacos plásticos, resto de material de construção, como pedaços de canos e telhas.
Apenas na Rua Flor de liz, 94, a vice-governadora Rose Modesto encontrou uma moradora preocupada em combater os focos do mosquito. Ela entrou no imóvel da dona de casa Rejane da Silva Falcão, 49 anos, onde também funciona uma funilaria de propriedade do esposo.
A dona de casa disse a vice-governadora que mantém o quintal limpo e sempre tem verificado se não existe qualquer possibilidade de local para servir de criadouro do mosquito. “Tenho o cuidado de colocar tudo que possa acumular água em lugar coberto para evitar o mosquito, pois meu filho e alguns vizinhos já tiveram dengue”, comentou Rejane Falcão.
O dia nacional de mobilização de combate ao combate ao Aedes aegypti, que acontece hoje em todo o país, quer alertar as pessoas para o perigo das doenças transmitidas pelo mosquito, principalmente o Zika vírus, que pode causar a microcefalia em crianças.