Assembleia discute segurança pública na próxima terça-feira em audiência aberta
Na próxima terça-feira, audiência pública na Assembleia Legislativa vai debater as ações do Pronasci em Mato Grosso do Sul, programa de segurança pública realizado em todo País.
A discussão foi proposta pelos deputados Pedro Kemp (PT e Júnior Mochi (PMDB) e será no Plenário Julio Maia, a partir das 13h30.
O Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania trabalha com metas de redução de criminalidade.
Deputados querem levantar a realidade do programa no Estado, com apoio do Fórum pela Segurança Pública com Cidadania. O Forsep tem a participação de instituições civis não governamentais e como membros permanentes a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) Oeste 1; Conferência Episcopal dos Bispos do Brasil – Regional Oeste 1; Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/MS) e Associação Comercial e Industrial de Campo Grande (ACICG).
O Pronasci articula políticas de segurança com ações sociais; prioriza a prevenção e busca atingir as causas que levam à violência, sem abrir mão das estratégias de ordenamento social e segurança pública.
Entre os principais eixos do Pronasci destacam-se a valorização dos profissionais de segurança pública; a reestruturação do sistema penitenciário; o combate à corrupção policial e o envolvimento da comunidade na prevenção da violência. Para o desenvolvimento do Programa, o governo federal investirá R$ 6,707 bilhões até o fim de 2012.