Bombeiros de MS podem ir ao RJ, que já tem 555 mortes por causa da chuva
Militares são especialistas em resgate e são da Força Nacional
Quatro bombeiros militares de Mato Grosso do Sul podem ser convocados para irem para o Rio de Janeiro trabalhar na região serrana, a mais atingida pelas fortes chuvas dos últimos dias. Já são 555 mortes, entre elas três bombeiros, segundo os dados divulgados às 09h53 pelo Portal G1.
De acordo com a assessoria de imprensa da corporação no Estado, os bombeiros são especializados em resgate de vítimas de desabamento e integram a Força Nacional de Segurança Pública e por isso devem ser chamados.
Eles trabalharam no resgate de vítimas do desmoronamento do Morro do Bumba, em Niterói, também no estado fluminense, em abril do ano passado.
A assessoria de imprensa do Corpo de Bombeiros do Estado havia informado inicialmente que os militares já estavam na região serrana do Rio de Janeiro. No entanto, corrigiu a informação, afirmando que eles estão de prontidão caso sejam convocados.
Números- Dados da Secretaria de Estado de Saúde e Defesa Civil do Rio de Janeiro revelam que 247 pessoas morreram em Nova Friburgo, 238 em Teresópolis, 43 em Petrópolis e 16 em Sumidouro. Também há registro de quatro mortes em São José do Vale do Rio Preto.
Em Teresópolis, cerca de 1300 estão desalojados e ocupam temporariamente casa de amigos ou parentes. Perderam as casas e estão em abrigos 1.280 pessoas. Nova Friburgo tem 3.220 desalojados e 1.970 desabrigados.
Conforme balanço divulgado em reportagem da Folha On line, Petrópolis tem 3.600 pessoas desalojadas e 2.000 desabrigados.
*Matéria atualizada às 11h30min para correção de informação.