ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
JANEIRO, QUARTA  22    CAMPO GRANDE 28º

Capital

Ação contra a dengue achou 9 mil criadouros do mosquito

Essa é a 2ª etapa da campanha, que inspecionou 13,8 mil imóveis na região

Por Izabela Cavalcanti | 03/04/2024 07:24
Ação contra a dengue achou 9 mil criadouros do mosquito
Agente de saúde olhando foco de dengue dentro de balde com água acumulada (Foto: Divulgação/Prefeitura de Campo Grande)

A segunda etapa da campanha “Meu Bairro Limpo – Todos em Ação contra a Dengue” inspecionou 13,8 mil imóveis na Região da Lagoa, em Campo Grande, encontrando 9,8 mil depósitos de potenciais criadouros do mosquito Aedes aegypti e teve 456 focos eliminados.

Além disso, foram disponibilizados dois pontos de descarte temporários para os moradores poderem fazer o despejo de materiais inservíveis, que serão posteriormente recolhidos.

Na primeira etapa da ação realizada no distrito Anhanduizinho, foram inspecionados 11,7 mil imóveis, eliminados 7,4 mil depósitos e 442 focos do Aedes aegypti.

Outras ações - Desde de novembro, a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) tem colocado em prática o Plano de Contingência Municipal para Arboviroses, que visa a mitigação de uma potencial epidemia dessas doenças até o ano de 2025.

O plano estabelece uma série de metas e estratégias, abrangendo desde a prevenção e controle do vetor até a organização do fluxo de assistência aos afetados.

Essas medidas se espalham por toda a Capital, incluindo as sete regiões urbanas, distritos e áreas rurais, e são acompanhadas por iniciativas educacionais para informar a população sobre como evitar a proliferação do mosquito.

Casos – Do dia 1° de janeiro a 26 de março, Campo Grande registrou 5.099 casos notificados de dengue, e cinco ocorrências de chikungunya. Não houve casos reportados de zika.

Ao longo de 2023, foram notificados 17.033 casos de dengue, resultando em seis óbitos. Além disso, também foram registrados 92 casos de zika e 176 de chikungunya.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias