Além de casaco e cachecol, máscaras ajudam a proteger do frio
No dia mais frio do ano, em Campo Grande, termômetros chegaram a marcar 9ºC, com sensação térmica de 3ºC
Os casacos e cachecóis saíram do armário, mas pelas ruas de Campo Grande, outro acessório virou aliado contra as baixas temperaturas: as máscaras. A mínima registrada na Capital nesta quinta-feira (7) foi de 9ºC, mas segundo o meteorologista Natálio Abrahão, a sensação térmica chegou a ser de 3ºC, por volta das 6h30.
No Centro da cidade, quem diz estar se adaptando ainda ao uso da máscara, sentiu-se confortável nesta manhã. Não só contra o possível contágio com o novo coronavírus, o tecido protege o rosto das rajadas de vento gelado – que hoje atingiram velocidade de até 27 km por hora, segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).
“Agora sim está bom para usar a máscara”, afirmou a microempresária Neuza Rodrigues, 50 anos. Apesar das previsões climáticas dos últimos dias, ela conta que foi pega de surpresa pela frente fria. Fez doações de roupas no ano passado e ficou sem casacos. “Minha sorte é que minha filha foi para o Rio de Janeiro e deixou os dela”.
A diarista Cícera de Souza, 37, não teve dúvida de colocar a máscara antes de sair de casa hoje. Ela ia de bicicleta para o trabalho nesta manhã e parou na Praça Ary Coelho para tomar um café e se esquentar. “O vento é muito ruim, chega doer”. Pelo menos, o nariz ficou protegido do frio.
A estudante Fernanda de Jesus Dias, 16 anos, acha que com o frio, mais gente ficará recolhida. “Agora está gostoso ficar em casa”.
Tempo - No dia mais frio do ano, Campo Grande amanheceu gelada, com termômetros marcando 10.1ºC e sensação térmica de 5ºC por volta das 5h. Mais tarde a temperatura teve mais queda.
A previsão é que a frente fria comece a perder força já amanhã. Mas, as temperaturas em Mato Grosso do Sul ainda estarão baixas, variando entre 8°C a 28°C, segundo o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima).