Alunos de escola no bairro Coophatrabalho fazem blitz educativa
Em comemoração à Semana Nacional de Trânsito (18 a 25 de setembro), o Instituto Machado de Assis/Escola Mundo Mágico, no bairro Coophatrabalho, desenvolve desde segunda-feira, várias atividades que vão de palestras a levantamentos estatísticos de acidentes em Campo Grande.
A aluna do 9º ano, Paula Gabriele Maldonado, ficou espantada ao levantar números recentes: “Soubemos que 19 pessoas morreram no trânsito de nossa cidade, nos últimos 45 dias”.
Entre as atividades realizadas, os alunos da escola também assisitiram quarta-feira, a palestra do campo-grandense Orlando Brito, deficiente visual e membro do ISMAC – Instituto Sul-mato-grossense para Cegos Florivaldo Vargas, que fez uma análise sobre o momento atual, de acessibilidade, no trânsito da Capital: “é preciso um empenho maior de todos, além disso, hoje é o “Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiências”, declarou.
Alunos e professores foram convidados pelo palestrante e fecharem os olhos e se conduzirem apenas com a utilização de uma bengala. O que provocou a reflexão de todos os presentes.
Um dos momentos mais aguardados de toda a Semana de Trânsito era a realização da blitz educativa, que os alunos do Ensino Fundamental promovem nesta sexta-feira, durante a manhã, na praça da entrada do bairro Coophatrabalho (em frente ao Colégio Militar).
“Escolhemos essa data porque é o aniversário do CTB – Código de Trânsito Brasileiro. Ele completará 14 anos e é justamente a idade de muitos de nossos alunos do Ensino Funamental, explica o professor Almir Farias da Cunha.
Segundo a diretora da unidade escolar, professora Marli Ventura, foi estabelecida uma parceria com a Policia Militar e o DETRAN para a realização da blitz. “As nossas atividades prosseguirão além da data prevista pelo CTB, que é o dia 25 de setembro, e durante o restante deste mês levaremos quase 200 alunos para o Detranzinho!” informou.