Antes da prova, jovens recebem bençãos e apoio dos mais experientes
Familiares e acadêmicos que já enfrentaram o desafio fizeram questão de "emanar" boas energias aos participantes.
Os momentos que antecederam o fechamento dos portões para a prova do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), à 12h deste domingo (05), manifestações de fé e de “camaradagem” dos mais experientes podem fazer a diferença aos milhares de jovens que irão enfrentar até 5h30 de desafio.
Neste primeiro dia do exame, os candidatos terão que escrever a redação, e resolver questões de língua portuguesa e estrangeira, geografia, história, filosofia, sociologia e conhecimentos gerais.
Foi pensando em emanar todas as energias positivas à sua filha, que Silvânia Rodrigues, 58, decidiu acompanhar a jovem até o portão do colégio Dom Bosco, na Avenida Mato Grosso.
“Fiz questão de estar com ela até o instante final, dando apoio, carinho e orando, pedindo bençãos para que ela faça uma boa prova”, disse, contando que a filha, Ana Rodrigues, pretender fazer engenharia da computação.
Outra demonstração de suporte aos candidatos foi dada por acadêmicos do curso de Medicina da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul). Eles foram para frente do colégio vender o que chamam de "canetas da aprovação”, além de água mineral e balas.
“Já enfrentamos mais situações como essa e sabemos da importância de uma motivação por quem tem mais experiência com esse tipo de desafio”, pontuou a futura médica Larissa Lucas, 19.
As balas, segundo ela, foram as escolhidas porque mantém os candidatos acordados. “Além disso, estamos arrecadando dinheiro para a nossa formatura”, afirmou.
Enem - Neste domingo (5), 92,3 mil candidatos inscritos em Mato Grosso do Sul realizam a primeira prova do Enem.