Apesar de proibido, ambulantes sinalizam vagas na rua para lucrar com Expogrande
Vendedores se adiantaram para garantir lugar, evento começa nesta quinta-feira, no Parque Laucídio Coelho
Vendedores ambulantes se adiantaram e marcaram o asfalto com tinta para garantir lugar das barracas durante a Expogrande, que começa nesta quinta-feira (13). Em uma das demarcações consta os dizeres “Andreia e Toninho, expo 2023”. A reportagem do Campo Grande News percorreu, na manhã desta quarta-feira (12), as ruas Fábio Zahran, Aguiar Pereira de Souza e Doutor Pacífico Lopes Siqueira, nos arredores do Parque Laucídio Coelho, no Bairro Vila Carvalho, onde acontecerá a maior feira agropecuária do Estado.
O gerente de um estacionamento na região, Cláudio Adami, 72 anos, conta que os ambulantes começaram a demarcar as ruas ao redor do parque há cerca de 40 dias. Ele relata que algumas demarcações foram feitas próximas ao local de acesso dos clientes ao estacionamento, o que pode causar transtornos no dia do evento. “Já trabalhamos aqui há 10 anos, temos espaço para 20 carros, e as expectativas estão bem altas, após ficarmos três anos sem evento por conta da pandemia”.
De acordo com a Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito), não é permitido fazer esse tipo de demarcações na rua. A fiscalização do evento está por conta da Semadur (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Gestão Urbana). A Secretaria informou que não emite alvará para comércio ambulante.
Em nota, a Semadur ressaltou que realizará fiscalização voltada aos locais de controle dos acessos de pedestres e veículos nas entradas do Parque, garantindo o livre acesso de todos em razão do bem-estar da coletividade. Por fim, a "Lei nº 2909/1992 descreve que é vedada a utilização dos logradouros (ruas) públicos para atividades diversas daquelas permitidas pela legislação".
Expogrande - A festa vai ter mais de 11 atrações musicais, leilões, visita à fazendinha e palestras sobre o setor agropecuário. A expectativa é receber mais de 100 mil pessoas durante o evento. Nesta edição, o foco principal serão os leilões, que devem movimentar R$ 150 milhões.
Doze leilões serão realizados durante os 10 dias de feira. Estarão disponíveis animais bovinos das raças Nelore, Sindi Gir e Girolando. Além de exposições e julgamentos de cavalos das raças crioulo, árabe, pantaneiro e quarto de milha.
Atrações musicais - Na quinta-feira, terá apresentação da dupla sertaneja Cesár Menotti e Fabiano. Na sexta-feira, quem se apresenta é a dupla Maiara e Maraisa e a cantora Ana Castela. No sábado, é a vez da dupla Diego e Victor Hugo e do DJ Alok.
No dia 20, entram no palco as duplas Matheus e Kauan e George Henrique e Rodrigo. No dia 21, é a vez de Gusttavo Lima e Pedro Sampaio. No dia 22, último dia de evento, se apresentam os cantores Luan Santana e Gustavo Mioto.