ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 21º

Capital

Apesar de proibido, ambulantes sinalizam vagas na rua para lucrar com Expogrande

Vendedores se adiantaram para garantir lugar, evento começa nesta quinta-feira, no Parque Laucídio Coelho

Idaicy Solano e Mariely Barros | 12/04/2023 12:31
Ambulantes pintaram asfalto com tinta para garantir lugar. (Henrique Kawaminami)
Ambulantes pintaram asfalto com tinta para garantir lugar. (Henrique Kawaminami)

Vendedores ambulantes se adiantaram e marcaram o asfalto com tinta para garantir lugar das barracas durante a Expogrande, que começa nesta quinta-feira (13). Em uma das demarcações consta os dizeres “Andreia e Toninho, expo 2023”. A reportagem do Campo Grande News percorreu, na manhã desta quarta-feira (12), as ruas Fábio Zahran, Aguiar Pereira de Souza e Doutor Pacífico Lopes Siqueira, nos arredores do Parque Laucídio Coelho, no Bairro Vila Carvalho, onde acontecerá a maior feira agropecuária do Estado.

O gerente de um estacionamento na região, Cláudio Adami, 72 anos, conta que os ambulantes começaram a demarcar as ruas ao redor do parque há cerca de 40 dias. Ele relata que algumas demarcações foram feitas próximas ao local de acesso dos clientes ao estacionamento, o que pode causar transtornos no dia do evento. “Já trabalhamos aqui há 10 anos, temos espaço para 20 carros, e as expectativas estão bem altas, após ficarmos três anos sem evento por conta da pandemia”.

De acordo com a Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito), não é permitido fazer esse tipo de demarcações na rua. A fiscalização do evento está por conta da Semadur (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Gestão Urbana). A Secretaria informou que não emite alvará para comércio ambulante.

Em nota, a Semadur ressaltou que realizará fiscalização voltada aos locais de controle dos acessos de pedestres e veículos nas entradas do Parque, garantindo o livre acesso de todos em razão do bem-estar da coletividade. Por fim, a "Lei nº 2909/1992 descreve que é vedada a utilização dos logradouros (ruas) públicos para atividades diversas daquelas permitidas pela legislação".

Ambulantes deixaram o nome, como forma de reivindicar o espaço no dia do evento. (Henrique Kawaminami)
Ambulantes deixaram o nome, como forma de reivindicar o espaço no dia do evento. (Henrique Kawaminami)

Expogrande - A festa vai ter mais de 11 atrações musicais, leilões, visita à fazendinha e palestras sobre o setor agropecuário. A expectativa é receber mais de 100 mil pessoas durante o evento. Nesta edição, o foco principal serão os leilões, que devem movimentar R$ 150 milhões.

Doze leilões serão realizados durante os 10 dias de feira. Estarão disponíveis animais bovinos das raças Nelore, Sindi Gir e Girolando. Além de exposições e julgamentos de cavalos das raças crioulo, árabe, pantaneiro e quarto de milha.

Atrações musicais - Na quinta-feira, terá apresentação da dupla sertaneja Cesár Menotti e Fabiano. Na sexta-feira, quem se apresenta é a dupla Maiara e Maraisa e a cantora Ana Castela. No sábado, é a vez da dupla Diego e Victor Hugo e do DJ Alok.

No dia 20, entram no palco as duplas Matheus e Kauan e George Henrique e Rodrigo. No dia 21, é a vez de Gusttavo Lima e Pedro Sampaio. No dia 22, último dia de evento, se apresentam os cantores Luan Santana e Gustavo Mioto.

Nos siga no Google Notícias