ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, QUARTA  17    CAMPO GRANDE 20º

Lado Rural

83ª Expogrande terá participação das raças de cavalo pantaneiro, crioulo e árabe

Feira agropecuária começa dia 13 de abril e segue até o dia 23, em Campo Grande (MS)

José Roberto dos Santos | 06/04/2023 15:10
Julgamento da raça de cavalo crioulo na Expogrande de 2018. (Foto: Divulgação/Acrissul)
Julgamento da raça de cavalo crioulo na Expogrande de 2018. (Foto: Divulgação/Acrissul)

O Núcleo de Criadores de Cavalo Crioulo de MS programou quatro provas durante a Expogrande deste ano, que acontecerão entre os dias 19 e 22 de abril durante a edição de número 83 da feira. As provas de Doma de Ouro, Um ano de Freio, Freio do Proprietário e Morfologia Passaporte prometem apresentar as características da raça e incentivar pecuaristas na criação do cavalo crioulo, considerada a raça mais antiga criada do Brasil. Para a realização do evento a Acrissul (Associação dos Criadores de Mato Grosso do Sul), reservou 60 cocheiras para a estadia dos animais.

A Expogrande acontece de 13 a 23 de abril no Parque de Exposições Laucídio Coelho, em Campo Grande (MS).

O técnico de expansão do Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Crioulo, Lucas Lau, fala sobre as principais características da raça e a importância do animal na pecuária. "O cavalo crioulo é tradicionalmente usado na pecuária, explicando assim o crescimento de criadores da raça. É um animal manso, rústico, fácil para domar e com vontade de trabalhar com boi. É importante que os criadores participem das provas e conheçam os animais da raça mais antiga do Brasil e saber identificar um animal de raça pura, para manter a qualidade e o desempenho do cavalo. As principais característica é na cabeça do animal, com topetes de crinas volumosas", explica Lucas Lau.

Provas de morfologia da raça de cavalo pantaneiro, durante a Expogrande de 2018. (Foto: Divulgação/Acrissul)
Provas de morfologia da raça de cavalo pantaneiro, durante a Expogrande de 2018. (Foto: Divulgação/Acrissul)

Cavalo pantaneiro

A presença do cavalo pantaneiro é sempre um show à parte na Expogrande. Este ano a expectativa é que mais de 70 animais da raça participem das provas e pelo menos 35 lotes de elite do cavalo pantaneiro sejam leiloados. Conhecida por ser uma raça rústica e resistente, ganhou importância fundamental para a pecuária pantaneira. E ganhou rapidamente a preferência de laçadores.

A entrada dos animais deve ocorrer nos dias 18 e 19 de abril, quando serão submetidos ao julgamento morfológico da raça. No dia 21 acontecem as provas funcionais da raça, o laço comprido, vai acontecer a partir das 08h. O leilão da raça acontece no dia 22 de abril, a partyir das 13 horas, na sede da associação no Parque Laucídio Coelho.

Arabian Show

O cavalo árabe, conhecido por ser a única raça de cavalo da antiguidade que chegou nos dias atuais, vai estar presente este ano novamente na Expogrande. As provas e exposições dos animais vão acontecer a partir das 09h no 15 de abril (sábado).

Mato Grosso do Sul conta com mais de 60 criadores da raça, sendo o Estado detentor do ranking de quinto maior plantel do Brasil.

Nos siga no Google Notícias