ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
JANEIRO, SEXTA  24    CAMPO GRANDE 33º

Capital

Após 18 dias de seca e fumaça, chuva é esperança de respirar melhor

Qualidade do ar estava péssima nesta terça-feira (8), de acordo com medidor da UFMS

Por Anahi Zurutuza | 09/10/2024 12:31

Foram 18 dias de estiagem, mas o tempo seco aliado à fumaça de arder os olhos e fazer ficar difícil respirar, chuva que cai em Campo Grande no início da tarde desta quarta-feira (9) é a esperança de dias melhores. Chove em vários pontos da Capital, como no Bairro Novos Estados, no norte da cidade, no Jardim Oliveira, bairro que fica mais ao sul, no Tiradentes, Maria Aparecida Pedrossian e no Jardim dos Estados, na região central.

“Até que um dia! Até que um dia essa chuva veio”, comemorou leitor que enviou vídeo ao Campo Grande News.

Nesta terça-feira (8), o QualiAR da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) registrou o pior valor desde o começo da série histórica em 2021. O índice chegou a 236 ug/m3 em Campo Grande, o que significa péssima qualidade do ar, sendo recomendado inclusive o uso de máscaras do tipo N95.

Após 18 dias de seca e fumaça, chuva é esperança de respirar melhor
Garoa rápida molhou asfalto na região do Shopping Campo Grande (Foto: Osmar Veiga)

Meteorologia - A última chuva havia sido registrada em Campo Grande em 21 de setembro. Para esta quarta, a previsão para todos os municípios de Mato Grosso do Sul é de tempestade. Os avisos meteorológicos valem até o fim da manhã de quinta-feira (10).

Chapadão do Sul, localizado na região norte do Estado, registrou chuva com queda de granizo ontem (8). A mudança de tempo é influenciada pelo avanço de uma frente fria e deve durar até o fim do feriadão.

O alerta mais rigoroso é para o extremo sul do Estado e prevê possibilidade de ventos de até 100 km por hora e grande volume de chuva, entre 50 e 100 milímetros, com possibilidade de queda de granizo e alagamentos.

Campo Grande e os demais municípios do Estado estão em alerta amarelo, com risco de chuva intensa acompanhada de ventos de até 60 km por hora, queda de granizo e possibilidade de alagamentos.

A Defesa Civil orienta para que, em caso de ventos fortes, a população não se abrigue debaixo de árvores e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda, além de evitar usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.

Após 18 dias de seca e fumaça, chuva é esperança de respirar melhor
Chuva fraca na região do Bairro Tiradentes, em Campo Grande (Foto: Direto das Ruas)

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias