Após 4 dias, população zera 50 mil doses e Saúde encerra vacinação
Passados quatro dias, as 50 mil doses de vacina contra a gripe A terminaram, na manhã quinta-feira (31), nas 64 Unidades Básicas de Saúde de Campo Grande.
Com oito mortes confirmadas na cidade, a população fez filas para se imunizar e até tumulto chegou a se formar diante da revolta de pessoas que esperaram horas e não conseguiram o medicamento. Em clínicas particulares, a vacina custa R$ 85.
O fim do estoque foi confirmado pela Coordenadoria de Imunização da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde Pública). Antes das mortes, de maio até junho, a secretaria precisou prorrogar por quatro vezes a campanha de vacinação contra a doença para atingir a meta de imunizar 85% do público alvo.
Com o aumento dos óbitos, o município recebeu remessa extra, liberada para todas as faixas etárias. Ao todo, foram 215 mil doses disponibilizadas para a população de Campo Grande.
Não há previsão de encaminhamento de novas remessas da vacina para a Capital. Em todo o Estado, conforme boletim divulgado ontem (30) pela SES (Secretaria de Estado de Saúde), 18 pessoas morreram vítima da gripe A.