ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 14º

Capital

Após comércio cobrar, PM diz que crimes diminuíram no Centro e defende estudo

CDL-CG reivindicou o retorno do motopatrulha devido ao tempo rápido de resposta

Por Izabela Cavalcanti e Bruna Marques | 11/06/2024 12:11
Relógio da Rua 14 de Julho, principal rua comercial do Centro de Campo Grande (Foto: Juliano Almeida)
Relógio da Rua 14 de Julho, principal rua comercial do Centro de Campo Grande (Foto: Juliano Almeida)

Diante do pedido dos lojistas de Campo Grande para o retorno do motopatrulhamento, a PMMS (Polícia Militar de Mato Grosso do Sul) justificou que já atua no Centro, mas que para mudanças é necessário ter estudo técnico.

“Qualquer tipo de mudança de estratégia precisa passar por um estudo técnico com base em dados concretos realizados exclusivamente pelo Comando da PMMS, o qual possui profissionais formados para atuar na área de segurança pública”, diz parte da nota.

Na região, este tipo de policiamento é executado pela Rocam (Rondas Ostensivas de Choque e Ações Motociclísticas) e pelo grupamento de motociclistas do BPMTRan (Batalhão de Polícia Militar de Trânsito).

A PMMS informou também que se comparar maio com 2023, foi observado redução de 21% nos crimes de furtos e 43% nos crimes de roubos na região sob responsabilidade do 1º BPM.

O comandante geral da PMMS, Coronel Renato dos Anjos Garnes, disse que reconhece o problema com usuários de drogas na região, mas afirma que o trabalho está sendo feito.

“Nós estamos com problema sério na área central em relação aos usuários de drogas, eles são conduzidos para a delegacia, uma questão de saúde pública. Nós estamos cumprindo nosso papel, o comerciante está fazendo a sua parte, a Polícia Militar está fazendo sua parte, a Guarda Municipal está fazendo sua parte. Nós não podemos estar constantemente cuidando de cada empreendimento, mas nós estamos fazendo nosso papel que é o policiamento ostensivo”, pontuou durante o 9º curso de especialização do Patamo (Patrulhamento Tático Motorizado) da PMMS, nesta terça-feira (11).

Por outro lado, a Secretaria Especial de Segurança e Defesa Social de Campo Grande, informou que o motopatrulha das equipes da Guarda Civil Metropolitana nunca deixou de existir ou de atender a região do Centro.

“Anterior à criação do GEMOP (Grupamento Especializado de Motopatrulhamento), cada região já contava com seu próprio motopatrulhamento, praticado conforme a escala do dia. O advento aumentou a capacidade de ronda e velocidade de atendimento da Guarda Civil Metropolitana. A diferença, como especializada, é a de que o GEMOP atende todas as 7 regiões do município, não apenas o Centro”, diz a nota.

Entenda – Há dias a CDL-CG (Câmara dos Dirigentes Lojistas) tem debatido sobre a insegurança na região, e começou a reivindicar o retorno do motopatrulhamento no Centro de Campo Grande.

Segundo o presidente da CDL-CG, Adelaido Vila, o pedido tão específico é devido ao tempo rápido de resposta.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias