ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, SÁBADO  20    CAMPO GRANDE 20º

Capital

Após desfile, passagem do Grito dos Excluídos é marcada por confusão com PM

Deputado estadual Pedro Kemp (PT) discutiu com policiais que barraram manifestantes

Natália Olliver e Carol Maldonado | 07/09/2023 11:35

Após o fim do desfile cívico, uma confusão agitou manifestantes no cruzamento da Rua 13 de maio com a Avenida Afonso Pena, nesta quinta-feira (7). O desentendimento aconteceu no grupo Grito dos Excluídos. O deputado estadual Pedro Kemp (PT) “bateu boca” com policiais militares que estavam no local. Os agentes chegaram a levantar o cassetete para o parlamentar. Logo depois, a assessoria do deputado informou que ele recebeu uma ligação do secretário Estadual da Casa Civil Eduardo Rocha, pedindo desculpas em nome do governador Eduardo Riedel (PSDB) pela forma como a PM lidou com a situação.

A Cavalaria fechou o cruzamento das ruas para que os manifestantes aguardassem até que a organização do trânsito fosse restabelecida. Do outro lado, os participantes alegaram que o ato foi para impedir que eles prosseguissem. O registro feito na hora do empurra-empurra mostra o deputado e a vereadora Luiza Ribeiro (PT) insistindo para que os policiais abrissem espaço para que os manifestantes passassem. No momento do tumulto, uma senhora foi empurrada.

Deputado Pedro Kemp discutindo com Polícia Militar (Foto: Marcos Maluf)
Deputado Pedro Kemp discutindo com Polícia Militar (Foto: Marcos Maluf)

Pedro Kemp não revelou o motivo do empurra-empurra, mas gravou um vídeo falando do movimento.

"Nós fazemos o grito daqueles que não conseguem fazer sua voz chegar até os prateamentos e poderes públicos. São os excluídos, aqueles que não tem salário, não tem uma casa decente para morar e emprego, das aldeias e comunidades indígenas. O Brasil, como disse o presidente Lula ontem no pronunciamento, só vai ter democracia quando houver vida digna para todo o povo. Esse é o espírito do Grito".

O Campo Grande News tentou falar com o deputado sobre o ocorrido, mas não recebeu retorno até a publicação desta reportagem. A reportagem também entrou em contato com a Polícia Militar e foi informada que até o momento a situação não foi reportada à assessoria da instituição.

Confusão entre PM e manifestantes no Grito dos Excluídos (Foto: Marcos Maluf)
Confusão entre PM e manifestantes no Grito dos Excluídos (Foto: Marcos Maluf)

Neste ano, o tema do desfile para o grupo foi: “Você tem fome de quê?”. Os manifestantes protestaram contra taxação de juros, violência contra mulheres e pela demarcação de terras indígenas. A expectativa era de que 100 pessoas estivessem nas ruas. O grito dos excluídos é realizado por movimentos sociais, sindicatos e filiados de partidos de esquerda.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias