Após estragos da chuva, Sesau planeja reparos definitivos em postos
Temporal provocou vazamentos em unidades que operavam durante o Dia D de vacinação contra o sarampo
Equipes da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde Pública) passam o fim de semana trabalhando em reparos emergenciais nas UBSFs (Unidades Básicas de Saúde da Família) danificadas pelo temporal que atingiu Campo Grande. A pasta informou que, em segundo momento, fará levantamento para que sejam feitas reformas estruturais definitivas nos postos.
As chuvas e a ventania registradas na Capital ontem forçaram a Sesau a interromper o Dia D de vacinação contra o sarampo, que contava com o reforço das UBSFs - geralmente fechadas durante o fim de semana. O atendimento durante a tarde foi suspenso.
O temporal afetou o funcionamento das unidades do Jardim Botafogo, Tarumã, Aero Itália, Zé Pereira, Sírio Libanês, Pioneiro, Bonança, Cohab, Batistão e Universitário, além dos CRSs (Centros Regionais de Saúde) Coophavila e Aero Rancho.
Conforme a Sesau, não houve prejuízo financeiro. A pasta alega que nem todas unidades foram atingidas por estragos das chuvas. Parte delas acabaram fechadas em função da falta de luz. Segundo a Energisa, 17 bairros ficaram sem energia.
A situação mais crítica foi na UBSF do Jardim Botafogo, onde os ventos levantaram o teto de zinco e a água acumulou sobre a laje. Houve vazamento em consultórios e outros pontos da unidade.
Na Rua Caiscais, onde fica o posto de saúde, o temporal derrubou uma árvore que, por sua vez, avariou um poste de luz. Equipe da Energisa trabalhava no local pela manhã de hoje a fim de restabelecer o fornecimento de energia.
Os problemas levaram o prefeito Marquinhos Trad até os postos da Cohab, Jardim Botafogo e Portal Caiobá. Em contato com a reportagem, Trad garantiu a abertura de todas as unidades normalmente nesta segunda-feira (21).
O titular da Sesau, José Mauro Filho, também vistoria parte dos locais danificados nestes sábado e domingo.
O secretário reforçou a expectativa de abertura dos postos e voltou a dizer que não houve perdas consideráveis na campanha de imunização contra o sarampo. Segundo ele, a cobertura vacinal de Campo Grande "é boa".
Confira o vídeo da água que invadiu os UBSFs Botafogo e Cohab em Campo Grande: