ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 24º

Capital

Após instabilidade, HR prepara troca da rede de oxigênio

De fevereiro para cá, o fornecimento passou a ter oscilações e partes da tubulação congelavam

Lucia Morel | 10/06/2021 17:15
Tanque de oxigênio no HR, hospital referência no tratamento à covid (Foto: Henrique Kawaminami)
Tanque de oxigênio no HR, hospital referência no tratamento à covid (Foto: Henrique Kawaminami)

Depois de problemas na rede de oxigênio medicinal com a superlotação de pacientes com covid-19, o Hospital Regional de Mato Grosso do Sul pretende trocar toda a canalização que fornece esse gás.

A construção é de 1993 e a última ampliação da rede foi em 2013. Com a covid-19 e o colapso entre março e este mês, a unidade teve que fazer adaptações e inclusive instalar mais tanques para garantir o atendimento. A capacidade aumentou de 30 mil metros cúbicos para 50 mil metros cúbicos.

Parte da tubulação também precisou ser trocada e monitoramento da rede passou a ser diário a partir de dezembro do ano passado, quando o consumo começou a aumentar exponencialmente.

A medida também foi adotada porque de fevereiro para cá, a rede passou a ter oscilações diante do alto uso e partes dela congelavam, tendo que ser feito também trabalho de descongelamento para efetivo funcionamento.

Diante desse quadro, a SES (Secretaria de Estado de Saúde) encaminhou estudo para que se projetasse nova rede de gases medicinais do hospital, sendo que a unidade aguarda apenas o envio do projeto por parte do Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) para encaminhá-lo às SES.

Em ofício ao Ministério Público de Mato Grosso do Sul de 1º de junho, a direção do hospital dizia que esperava esse projeto para saber qual seria o dimensionamento e a nova capacidade da rede. Não é dado prazo para início dos trabalhos, que depende de licitação, mas qualquer alteração deverá ser realizada apenas após a pandemia.

Nos siga no Google Notícias