Para evitar falta de oxigênio, prefeitura convoca reunião de urgência
Técnicos da saúde sinalizam medidas de prevenção para não repetir mesma situação de Manaus
O risco de faltar oxigênio já é cogitado pelos técnicos de saúde da Prefeitura de Campo Grande. Para evitar as mesmas cenas de Manaus, quando o País assistiu em choque pessoas morrendo por colapso no fornecimento, a Secretaria Municipal de Saúde convocou uma reunião de urgência para esta quinta-feira (10), às 15h.
De acordo com a assessoria de imprensa da pasta, o encontro será com as empresas que fornecem oxigênio ao município e servirá justamente para definir e alinhar o fluxo para que não falte o produto.
Com o sistema de saúde pública em colapso, registrando filas de esperas por leitos, protocolo de escolha de intubação de pacientes que terão mais chances de sobreviver e transferência de pacientes para outros Estados, a meta agora é não deixar de faltar o insumo básico para garantir a sobrevivência dos doentes que estão vivos pela ventilação mecânica.
A convocação concluiu o chamado das empresas com a seguinte justificativa: “a fim de garantir a continuidade nos atendimentos aos pacientes que necessitam do referido medicamento, devido ao aumento exponencial de casos graves de Covid-19.”
Nas últimas 24 horas foram registradas mais 3.034 novos casos da doença e 58 óbitos em todo Estado, com outros 22 em investigação. Destes 22 mortes forem em Campo Grande e 483 novos casos confirmados da doença.