Após visita de Marquinhos, HU recebe oito pacientes da Santa Casa
Depois da visita feito pelo prefeito Marquinhos Trad (PSD) aos hospitais de Campo Grande neste domingo (15), o HU (Hospital Universitário) recebeu oito pacientes que estavam na fila de espera do setor de traumatologia para realizar cirurgia. Durante a visita, cerca de 20 pacientes acidentados aguardavam vaga.
A transferência foi confirmada pela assessoria de imprensa da prefeitura, que explicou ainda que os transferidos se tratam de pacientes com traumas leves, casos que a partir de agora serão tratados também pelo HU - com o fim do convênio entre prefeitura e Hospital do Pênfigo, uma lacuna ficou em aberto.
"O HU tem um acordo para atender esses casos de baixa e média complexidade pelo SUS (Sistema Único de Saúde) desde 2013, mas isso não ocorria. Com a visita de hoje, o local passará a receber esses pacientes", frisa a assessoria.
Entretanto, atendimento não será de "porta abertas" - quando os pacientes chegam direto pela regulação de urgência e emergência. Eles precisam antes passar por avaliação em outros hospital. Sendo verificado que é possível o caso ser tratado no HU, ele irá ser transferido para o local.
A retomada do atendimento nessa modalidade pelo HU tinha sido fechada durante a semana, mas não estava sendo realizado por "questões burocráticas", só resolvidas a partir da visita de hoje.
Além de Marquinhos, também integraram a comitiva o secretário municipal de Saúde, Marcelo Vilela, o coordenador de Urgência da Sesau (Secretária Municipal de Saúde Pública), Yama Higa, e a secretária adjunta da Sesau, Andressa De Lucca Bento.