ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 22º

Capital

Árvore cai, fecha rua e derruba Muro da Gentileza do Bairro Santa Luzia

Equipe do Corpo de Bombeiros foi o local para retirar a planta da via e desobstruir o fluxo

Nyelder Rodrigues e Bruna Marques | 17/11/2021 10:37
Árvore de oito metros caiu durante a madrugada e levou consigo o que tinha pela frente. (Foto: Marcos Maluf)
Árvore de oito metros caiu durante a madrugada e levou consigo o que tinha pela frente. (Foto: Marcos Maluf)

A forte chuva que atingiu Campo Grande na noite de ontem (16) e madrugada desta quarta-feira causou vários estragos na cidade, com alagamentos em vários pontos e também quedas de árvores. Um dos locais afetados foi o Bairro Santa Luzia, onde uma árvore de oito metros caiu e fechou uma rua.

Tudo aconteceu na madrugada e só nesta manhã, a árvore - que conforme o Corpo de Bombeiros é da espécie Cinamomo - foi retirada dali, na Rua Flávio Pedra, abrindo novamente espaço para o fluxo de pessoas e veículos.

Além desse transtorno, a planta levou ao chão  junto consigo, o portão da casa onde estava e o muro do local, também usado para a prática de assistência social, já que ali era feito o Muro da Gentileza para apoiar a comunidade carente da região. Várias roupas eram deixadas ali para doação aos que mais precisam.

"Desde que moro aqui, há dez anos, tem essa árvore. Ela caiu um pouco antes da meia-noite. Eu estava deitada e vi que começou a ventar bem forte. Fiquei atenta, pois tenho criança em casa e três idosos, um deles cadeirante", explica a comerciante de 45 anos, Maria de Fátima Assis, dona da residência.

Maria ainda revela que escutou um estrondo, mas acreditou que era um vidro temperado que mantinha na varanda que tinha quebrado. Contudo, ao abrir a janela, se surpreendeu. "Vi que estava caindo tudo. Esse muro era o nosso Muro da Gentileza. Deixava ali roupas para doação e agora, ele caiu junto com a árvore", lamenta.

Retirada da árvore na rua foi feita pelo Corpo de Bombeiros, acionado nesta manhã para o serviço. (Foto: Marcos Maluf)
Retirada da árvore na rua foi feita pelo Corpo de Bombeiros, acionado nesta manhã para o serviço. (Foto: Marcos Maluf)

A comerciante mantém o muro para doações no local há um ano, sendo que a criação da iniciativa foi motivada pela proximidade de comunidades carentes dali. "Tem muitas pessoas aqui perto que precisam de doação. Agora, vamos ter que refazer o muro e gastar uns R$ 2 mil para fazer esse serviço. Um gasto inesperado".

Além disso, Maria comenta que vai pedir para que as duas árvores que sobraram no quintal e não caíram sejam retiradas, pois teme que alguma caia novamente e atinja sua casa, ou mesmo a residência de algum vizinho dela.

O Corpo de Bombeiros foi acionado por volta das 9h30 e agora, faz a retirada da árvore da rua usando uma motosserra para cortar o tronco. Contudo, a retirada de galhos e dos troncos cortados é de responsabilidade da prefeitura, assim como a vistoria para verificar o risco apresentado pelas outras duas árvores.

"Quem puder me ajudar a receber doações para reconstruir o muro, eu serei eternamente grata, pois não temos condições alguma de fazer isso agora", revela Maria de Fátima. Quem quiser auxiliar a reerguer o Muro da Gentileza do Bairro Santa Luzia, basta entrar em contato através do número (67) 99301-7410.


Nos siga no Google Notícias