ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, QUARTA  27    CAMPO GRANDE 29º

Capital

Atraso na retirada da decoração natalina na Capital já dura 15 dias

Data tradicional para a retirada é 6 de janeiro, Dia de Reis

Izabela Cavalcanti | 20/01/2023 10:39
Decoração de Natal em funcionamento na Rua 14 de Julho, na noite de quinta-feira (19) (Foto: Alex Machado)
Decoração de Natal em funcionamento na Rua 14 de Julho, na noite de quinta-feira (19) (Foto: Alex Machado)

A Prefeitura de Campo Grande está 15 dias atrasada para a desmontagem da decoração de Natal, tendo gasto adicional de energia. Em 6 de janeiro (Dia de Reis) é a data tradicional para a retirada da árvore de Natal.

Em resposta, o Poder Executivo municipal disse que já está em processo de desmontagem desde o início da semana. Mas o que se vê pelas principais avenidas, ainda, são as luzes acesas, pelo menos até a noite de quinta-feira (19).

“A previsão é de que até o fim da próxima semana toda a decoração seja retirada, caso as condições climáticas permitam. O processo de desmontagem é semelhante à montagem, por isso é necessário tempo hábil para a retirada da estrutura e demais itens, e o cronograma será seguido nos próximos dias”, diz a nota.

A gestão municipal esclareceu também que as atividades alusivas ao Natal em Campo Grande, feitas na Cidade do Natal, ocorreram até domingo 15 de janeiro e que por este motivo, a decoração natalina da cidade começou a ser retirada na segunda-feira (16) e não no dia 6. "Enfatizamos que até o fim da próxima semana, o trabalho de retirada da decoração deve ser concluído", finalizou.

A Energisa, distribuidora de energia em 74 municípios de Mato Grosso do Sul, informou que as ligações referentes à decoração de Natal de Campo Grande são de responsabilidade da prefeitura, bem como o consumo.

Desta forma, a equipe de reportagem do Campo Grande News questionou sobre os gastos com a energia, mas não foi respondido.

Decoração de Natal ligada na Avenida Afonso Pena (Foto: Alex Machado)
Decoração de Natal ligada na Avenida Afonso Pena (Foto: Alex Machado)

Decoração - As luzes foram acesas no dia 24 de novembro, desde então, todos os dias à noite fica em funcionamento. A decoração natalina de Campo Grande custou R$ 2.479.979,06.

Conforme informações da prefeitura, na época, a iluminação foi instalada em, pelo menos, 20 rotatórias das saídas da cidade e dos distritos de Anhanduí e Rochedinho, além da Cidade do Natal, Praça Ary Coelho, Lagoa Itatiaia, Paço Municipal, Avenida Afonso Pena, Mato Grosso e Duque de Caxias.

Segundo o arquiteto Elionei Francisco, gerente da divisão de iluminação pública da Sisep (Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos), o projeto de decoração previa a instalação de 1.181 mangueiras de PVC, que somam 117.913 metros e que receberam mais de 3,5 milhões de microlâmpadas nas cores brancas, azuis, amarelas e vermelhas.

Na Avenida Afonso Pena, da Avenida do Poeta até a Francisco Dornelas, 88 postes foram iluminados com mangueiras adornadas com microlâmpadas de LED. Na Avenida Duque de Caxias (entre a General Nepomuceno Neto e a Murilo Rolim Júnior), foram 75 postes; na Mato Grosso, 50 postes.

Na 14 de Julho, trecho entre Fernando Corrêa da Costa e Mato Grosso, foram colocadas bolas metálicas, anjos iluminados e as árvores receberam cordões luminosos. O destaque foi a árvore de Natal de 15 metros, montada na via esquina com a Afonso Pena. Ainda na 14, da Rua 15 de Novembro até a Avenida Mato Grosso, foram colocados 100 arcos decorativos.

A Praça Ary Coelho recebeu quatro portais decorados; o coreto também foi iluminado, assim como as 60 árvores existentes no logradouro.

Decoração de Natal na Praça Ary Coelho (Foto: Alex Machado)
Decoração de Natal na Praça Ary Coelho (Foto: Alex Machado)

Matéria alterada às 14h15 para acréscimo de resposta.

Nos siga no Google Notícias