ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 21º

Capital

Atraso na retirada da decoração natalina na Capital já dura 15 dias

Data tradicional para a retirada é 6 de janeiro, Dia de Reis

Izabela Cavalcanti | 20/01/2023 10:39
Decoração de Natal em funcionamento na Rua 14 de Julho, na noite de quinta-feira (19) (Foto: Alex Machado)
Decoração de Natal em funcionamento na Rua 14 de Julho, na noite de quinta-feira (19) (Foto: Alex Machado)

A Prefeitura de Campo Grande está 15 dias atrasada para a desmontagem da decoração de Natal, tendo gasto adicional de energia. Em 6 de janeiro (Dia de Reis) é a data tradicional para a retirada da árvore de Natal.

Em resposta, o Poder Executivo municipal disse que já está em processo de desmontagem desde o início da semana. Mas o que se vê pelas principais avenidas, ainda, são as luzes acesas, pelo menos até a noite de quinta-feira (19).

“A previsão é de que até o fim da próxima semana toda a decoração seja retirada, caso as condições climáticas permitam. O processo de desmontagem é semelhante à montagem, por isso é necessário tempo hábil para a retirada da estrutura e demais itens, e o cronograma será seguido nos próximos dias”, diz a nota.

A gestão municipal esclareceu também que as atividades alusivas ao Natal em Campo Grande, feitas na Cidade do Natal, ocorreram até domingo 15 de janeiro e que por este motivo, a decoração natalina da cidade começou a ser retirada na segunda-feira (16) e não no dia 6. "Enfatizamos que até o fim da próxima semana, o trabalho de retirada da decoração deve ser concluído", finalizou.

A Energisa, distribuidora de energia em 74 municípios de Mato Grosso do Sul, informou que as ligações referentes à decoração de Natal de Campo Grande são de responsabilidade da prefeitura, bem como o consumo.

Desta forma, a equipe de reportagem do Campo Grande News questionou sobre os gastos com a energia, mas não foi respondido.

Decoração de Natal ligada na Avenida Afonso Pena (Foto: Alex Machado)
Decoração de Natal ligada na Avenida Afonso Pena (Foto: Alex Machado)

Decoração - As luzes foram acesas no dia 24 de novembro, desde então, todos os dias à noite fica em funcionamento. A decoração natalina de Campo Grande custou R$ 2.479.979,06.

Conforme informações da prefeitura, na época, a iluminação foi instalada em, pelo menos, 20 rotatórias das saídas da cidade e dos distritos de Anhanduí e Rochedinho, além da Cidade do Natal, Praça Ary Coelho, Lagoa Itatiaia, Paço Municipal, Avenida Afonso Pena, Mato Grosso e Duque de Caxias.

Segundo o arquiteto Elionei Francisco, gerente da divisão de iluminação pública da Sisep (Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos), o projeto de decoração previa a instalação de 1.181 mangueiras de PVC, que somam 117.913 metros e que receberam mais de 3,5 milhões de microlâmpadas nas cores brancas, azuis, amarelas e vermelhas.

Na Avenida Afonso Pena, da Avenida do Poeta até a Francisco Dornelas, 88 postes foram iluminados com mangueiras adornadas com microlâmpadas de LED. Na Avenida Duque de Caxias (entre a General Nepomuceno Neto e a Murilo Rolim Júnior), foram 75 postes; na Mato Grosso, 50 postes.

Na 14 de Julho, trecho entre Fernando Corrêa da Costa e Mato Grosso, foram colocadas bolas metálicas, anjos iluminados e as árvores receberam cordões luminosos. O destaque foi a árvore de Natal de 15 metros, montada na via esquina com a Afonso Pena. Ainda na 14, da Rua 15 de Novembro até a Avenida Mato Grosso, foram colocados 100 arcos decorativos.

A Praça Ary Coelho recebeu quatro portais decorados; o coreto também foi iluminado, assim como as 60 árvores existentes no logradouro.

Decoração de Natal na Praça Ary Coelho (Foto: Alex Machado)
Decoração de Natal na Praça Ary Coelho (Foto: Alex Machado)

Matéria alterada às 14h15 para acréscimo de resposta.

Nos siga no Google Notícias