"Bombeira de elite", Laika tem ninhada com seis filhotes
Cadela da raça pastor holandês deu uma pausa nos resgates para se dedicar à família
A cadela pastor holandês Laika, que integra a equipe de resgate e salvamento do Corpo de Bombeiros Militar, tem agora uma nova missão: a maternidade. Aos cinco anos de idade, a "focinho de ouro" sul-mato-grossense deu à luz a seis filhotes, em Campo Grande. O registro foi compartilhado pela corporação, durante a tarde desta segunda-feira (2), nas redes sociais.
"A cegonha passou por aqui e todos são lindos e saudáveis", escreveu a médica veterinária Aline Harada no vídeo que anunciou o nascimento dos filhotes. Conforme apurado pela reportagem, Laika teve um parto normal de aproximadamente oito horas na última terça (27) e foi acompanhada por equipe de três veterinárias, além do tutor, o sargento Thiago Kalunga.
A gravidez estava nos planos do tutor. Em entrevista à reportagem, no mês de maio, Kalunga discorreu que os genes da companheira de quatro patas são preciosos e existe interesse em enviar descendentes para servir outras corporações de Mato Grosso do Sul e de outros estados.
Antes de ajudar na busca por vítimas dos desastres ambientais que assolaram o Rio Grande do Sul, Laika teve um cio silencioso. "Parece que foi coisa de Deus, mas infelizmente não era a hora. Se fosse um cio comum, era possível que [ela] não conseguisse seguir viagem com a equipe.
Laika, que agora aproveita a "licença maternidade" da corporação, tem um histórico impressionante de resgates e deve permanecer na ativa por mais cinco anos. Sua "especialidade" é identificar cheiros humanos, seja de gente viva ou morta. Já foi adestrada com esse objetivo.
"A gente até pode errar por não entender o que o cão quer mostrar. Mas o cão nunca erra", explicou Kalunga. "É por isso que Laika é uma ferramenta poderosa para o trabalho do Corpo de Bombeiros. Sem ela, missão de um dia poderia durar semanas".
Receba as principais notícias do Estado pelo celular. Baixe aqui o aplicativo do Campo Grande News e siga nas redes sociais: Facebook, Instagram, TikTok e WhatsApp.