ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, DOMINGO  28    CAMPO GRANDE 32º

Capital

Caminhoneiros recebem benção pelo Dia do Motorista na Praça do Papa

Padre está fazendo orações pelos trabalhadores das estradas e benzendo os caminhões

Por Cassia Modena e Kamila Alcântara | 28/07/2024 11:59
Padre Alison Muryel benze caminhão na Praça do Papa, após fazer orações (Foto: Osmar Veiga)
Padre Alison Muryel benze caminhão na Praça do Papa, após fazer orações (Foto: Osmar Veiga)

Mais de 100 caminhoneiros se concentram neste domingo (28) na Praça do Papa, em Campo Grande, para participarem de um evento em comemoração ao Dia do Motorista.

Oficialmente, a data que os homenageia já passou: foi em 25 de julho. O dia também é de São Cristovão, o santo padroeiro dos motoristas, segundo a cultura popular.

O padre Alison Muryel, da Igreja Santo Agostinho, está no local fazendo orações pelos trabalhadores das estradas e benzendo os caminhões com água benta.

Crianças brincam entre caminhões estacionados na Praça do Papa (Foto: Osmar Veiga)
Crianças brincam entre caminhões estacionados na Praça do Papa (Foto: Osmar Veiga)

O evento promete se estender até à tarde. Os caminhoneiros estão com a família e amigos no local. Eles trouxeram tendas e cadeiras.

"De outro planeta" - O motorista de caminhão Arri Oliveira, 45, é um dos que participa. Irreverente, ele veio acompanhado de uma estátua de plástico de extraterrestre de quase um metro vestida com camiseta e bermuda, além de usar corrente no pescoço.

Arri explica que o extraterrestre é uma brincadeira com o que dizem por aí sobre os caminhoneiros. "Falam que a gente é de outro planeta por passar noites e madrugadas nas estradas", conta.

Arri e o companheiro de viagem, que é cheio de estilo (Foto: Osmar Veiga)
Arri e o companheiro de viagem, que é cheio de estilo (Foto: Osmar Veiga)

O motorista acha importante haver eventos como o de hoje para fortalecer a categoria que, às vezes, precisa enfrentar discriminação no dia a dia de trabalho.

"Muitas vezes nós 'engolimos a lua' para chegar a tempo no ponto de descarregamento e não podemos sequer entrar na frente da empresa. Temos que esperar o tempo do cliente para descarregar, mas se atrasamos até minutos, somos cobrados e nem 'bom dia' recebemos", relata Arri.

Pelúcias de extraterreste também fazem companhia a Arri nas estradas (Foto: Osmar Veiga)
Pelúcias de extraterreste também fazem companhia a Arri nas estradas (Foto: Osmar Veiga)

Ely Rodrigo, 28, que costuma carregar areia e pedra no caminhão, também participa. Ele concorda que o evento na Praça do Papa aproxima a categoria. "Promove a união entre colegas de profissão, seus familiares e ainda é religioso", afirma.

Jackson Martins, 33, não é católico, mas aceitou o benzimento do padre. "Toda benção é importante na nossa profissão, principalmente num momento em que estamos todos juntos e com nossas famílias". fala.

Michele do Nascimento, 39, é casada com Guilherme Pereira, 36, e está na Praça do Papa. Ela relata ter aprendido a conviver com a preocupação quanto aos riscos nas rodovias e a vida do marido.

Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

"Eu só durmo quando ele chega. Quando tenho oportunidade, viajo junto e vejo o quanto as estradas são perigosas. Já pedi para o Guilherme deixar o caminhão porque acaba perdendo o crescimento dos nosso filhos. Mas, eu tenho que respeitar a profissão porque é o que meu marido ama fazer", diz.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias