Campo-grandenses vão poder remarcar consultas no SUS por meio da internet
Plataforma foi elaborada pela prefeitura da Capital em parceria com a Fiocruz
Portal do Paciente, plataforma da prefeitura de Campo Grande em parceria com a Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) para facilitar o atendimento médico na rede pública, foi lançado nesta sexta-feira (26), durante inauguração da USF (Unidade de Saúde da Família) Jefferson Rodrigues de Souza, do Bairro Santa Emília.
O objetivo é “implantar e divulgar o sistema digital para acompanhamento de consultas e exames na rede pública de saúde”. O sistema pode ser acessado por meio deste link.
De acordo com o secretário municipal de Saúde, José Mauro Filho, o usuário do SUS (Sistema Único de Saúde) poderá acompanhar e remarcar consultas e exames, por exemplo, como forma de até liberar vagas, caso haja desistência.
Segundo ele, cerca de 30% dos pacientes não comparecem aos atendimentos médicos. “Eles vão fazer cadastro e quando precisarem de alguma consulta, vão poder acompanhar a situação dos pedidos.”
O portal também traz protocolos vigentes da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), tais como a descrição de sintomas e quais procedimentos devem ser adotados. O site possui um menu com acessos as solicitações feitas ao Sisreg, informações sobre a equipe de saúde do bairro e sobre vacinas. As solicitações de consulta têm status de
- Autorizado: Solicitações que foram agendadas. Favor realizar a confirmação ou cancelamento do atendimento até 10 dias de antecedência, a não confirmação poderá acarretar no cancelamento da solicitação e agendamento para outro paciente.
- Em fila: Solicitações que aguardam autorização.
- Não Autorizado: Orientamos que caso haja necessidade do atendimento da consulta, exame e/ou procedimento, retorne à unidade onde foi feita a solicitação, conforme demostrado abaixo.
A Sesau pede que os usuários deixem cadastrado o número 3314-4516 no telefone celular para receber ligações.