ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
OUTUBRO, QUINTA  03    CAMPO GRANDE 29º

Capital

Capital abre consulta pública para revisão de legislação urbanística

População pode opinar em projetos que vão mudar leis de Ordenamento do Uso do Solo e Código de Obras

Por Caroline Maldonado | 03/10/2024 08:52
Centro de Campo Grande visto a partir da Avenida Afonso Pena (Foto: Osmar Veiga/Arquivo)
Centro de Campo Grande visto a partir da Avenida Afonso Pena (Foto: Osmar Veiga/Arquivo)

A Prefeitura Municipal de Campo Grande abriu uma consulta pública para coletar sugestões da população sobre a revisão da Louos (Lei de Ordenamento do Uso e da Ocupação do Solo) e do Código de Obras. Os interessados podem participar até o dia 30 de outubro deste ano.

Os textos em fase de elaboração estão disponíveis para consulta no site da Planurb (Agência Municipal de Meio Ambiente e Planejamento Urbano) e da Fapec (Fundação de Apoio à Pesquisa, ao Ensino e à Cultura).

Também é possível conferir os projetos na Biblioteca Geógrafa Aparecida Lopes de Oliveira, na  Planurb, que fica na Rua Hélio de Castro Maia, 279, no Jardim Paulista, e na sede da Fapec, na Rua Goiás, 587, no Jardim dos Estados.

As contribuições devem ser enviadas por meio de um formulário online ou de forma física em horário comercial.

Revisão - As discussões sobre a revisão começaram em 2019, quando a prefeitura formou um grupo de trabalho para revisão da lei. Depois da discussão, o projeto deve passar pelo CMDU (Conselho Municipal da Cidade) e seguir para análise da Câmara Municipal.

A prioridade é seguir um plano instituído há seis anos, o PDDUA (Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano Ambiental de Campo Grande), que prioriza a liberação de construções para preencher vazios urbanos.

Depois do Plano Diretor, a lei de uso do solo é a segunda norma mais importante na organização da cidade e foi regulamentada em Campo Grande em 2005. Desde então, diversas emendas, consideradas ilegais pelo MPMS (Ministério Público Estadual) foram aprovadas e após ações judiciais, derrubadas.

Clique aqui para acessar o texto previsto para as leis e participar da consulta.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias