ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 22º

Capital

Capital abre vacinação bivalente contra covid em dez locais

O movimento nas unidades de saúde é tranquilo, segundo informações da Sesau

Gabriel de Matos e Natália Olliver | 14/02/2023 15:15
Idoso aguardando vacina na UBS 26 de Agosto, em Campo Grande (Foto: Natália Olliver)
Idoso aguardando vacina na UBS 26 de Agosto, em Campo Grande (Foto: Natália Olliver)

A aplicação das vacinas bivalentes contra a covid-19 começou nesta terça-feira (14) em dez unidades de saúde de Campo Grande. A imunização iniciou às 13h30 e vai até as 16h45. A imunização é para idosos acima de 85 anos.

Os campo-grandenses do grupo a ser vacinado podem ir à USF Moreninhas, UBS 26 de Agosto, USF Noroeste, UBS Sílvia Regina, USF Aero Itália, UBS Caiçara, USF Santa Emília, USF São Francisco, UBS Dona Neta e USF Paulo Coelho para ampliar o reforço vacinal.

O movimento nas unidades de saúde é tranquilo, segundo informações da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde). Mais de 30 idosos se vacinaram nos primeiros 30 minutos nos locais de saúde.

O agente de saúde aposentado Natalício Ledesma, de 88 anos, foi um dos primeiros a tomar o imunizante bivalente. "A gente faz pela saúde para não perder tempo. Eu já peguei covid-19 uma vez e moro sozinho".

Natalício Ledesma conferindo a carteira de vacinação (Foto: Natália Olliver)
Natalício Ledesma conferindo a carteira de vacinação (Foto: Natália Olliver)

O secretário de Saúde, Sandro Benites, informou que a partir da próxima semana o calendário da vacina bivalente será ampliado em Campo Grande para idosos acima de 80 anos. "Vamos respeitar em Campo Grande a questão da idade, independente da profissão ou condições de saúde, nós optamos por isso".

Benites explicou que o imunizante é uma dose de reforço e que o esquema daqui em diante será semelhante à influenza. "É uma vacina que será como a da gripe, dada todo ano, vamos ter que nos acostumar a conviver com esse vírus e, naturalmente, como todas as viroses, terão vacinação anual".

O secretário mostrou preocupação com uma possível nova onda de covid-19 após o período de Carnaval. "Tivemos em dezembro de 2022 uma onda com o triplo de casos. Como é uma aglomeração no Carnaval, acreditamos que deva aumentar os casos a partir de março".

Sandro Benites é o atual secretário de Saúde de Campo Grande (Foto: Natália Olliver)
Sandro Benites é o atual secretário de Saúde de Campo Grande (Foto: Natália Olliver)

Por fim, ele faz alerta sobre a cobertura vacinal, em especial, para pais e responsáveis. Benites finalizou informando que as unidades de ensino da Capital voltarão a ter aplicação de vacinas em crianças. A ação será uma parceria da SES-MS (Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul), Semed (Secretaria Municipal de Educação) e Sesau. "Nós não atingimos a meta de vacinação nem ano passado e nem em 2021".

Nos siga no Google Notícias