Casamento e divórcio lideram procura por serviços da Justiça Itinerante
Em Campo Grande, ônibus percorrem 18 bairros, de 2ª a 5ª feira
Casamento e divórcio lideraram as buscas pelos serviços da Justiça Itinerante. A conversão da união estável em casamento foi o mais procurado: 3.786 registros. A oficialização do divórcio também foi uma das principais demandas, com 2.297 processos.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
A Justiça Itinerante em Campo Grande tem se destacado pelo atendimento a demandas familiares, com 8.397 processos iniciados em 2024, sendo os principais serviços a conversão de união estável em casamento (3.786 registros) e a oficialização de divórcios (2.297 processos). Além disso, foram registrados 272 pedidos de pensão alimentícia e 141 de guarda ou modificação de guarda. O serviço, que abrange causas cíveis de menor complexidade e questões de direito de família, opera em ônibus que atendem diversas regiões da cidade, oferecendo suporte presencial e virtual para a população.
Conforme o relatório, foram iniciados 8.397 processos pela Justiça Itinerante em 2024, com 8.375 acordos presenciais, além de 267 acordos virtuais.
Outro dado relevante foi o grande número de atendimentos relacionados a questões familiares. A execução de sentença, por exemplo, ocorrências, e as questões envolvendo filhos estiveram presentes em muitos dos processos atendidos pela equipe da Justiça Itinerante.
Dentre os serviços solicitados, destacam-se ações como pensão alimentícia (272 registros), guarda ou modificação de guarda (141), investigação de paternidade (94), exoneração de alimentos (85) e revisional de alimentos (70).
A Justiça Itinerante julga causas cíveis de menor complexidade (cujo valor não exceda 40 salários-mínimos) e causas relativas ao direito de família. O serviço está disponível em Campo Grande, Dourados e Três Lagoas.
Os ônibus atendem 18 regiões da Capital, percorrendo os bairros Aero Rancho, Coophavilla 2, Coronel Antonino, Dom Antônio Barbosa, Jardim Canguru, Jardim Noroeste, Moreninhas, Nova Campo Grande, Nova Lima, Novos Estados, Piratininga, Santo Amaro, São Conrado, Tiradentes, Universitário, Vila Nasser, Pioneiros e Nova Bahia.
São dois endereços diferentes a cada dia, de segunda a quinta-feira, das 7 horas às 11h30.
Veja o calendário do primeiro semestre de 2025 em Campo Grande