Católicos encerram Quaresma e iniciam Tríduo Pascal com missa

Com o clero da Arquidiocese de Campo Grande todo reunido, católicos encerraram, oficialmente, a Quaresma e se preparam para iniciar o Tríduo Pascal, com a missa dos Santos Óleos, celebrada na manhã de hoje, pelo arcebispo da Capital, Dom Dimas Lara Barbosa, na igreja Nossa Senhora das Graças, na bairro Moreninha II.
Na celebração da Quinta-Feira Santa, os padres renovam os votos sacerdotais e se preparam para a missa da instituição da Eucaristia, ou Lava Pés, que acontece na noite de hoje, em todas as igrejas católicas.
“É o nosso dia, quando renovamos a instituição do sacramento da ordem, nossos compromissos assumidos perante a igreja”, explica o arcebispo.
Para o vigário Washington Oliveira, da comunidade São Vicente, a missa de renovação dos votos representa a unidade do clero ao redor do pastor. “Também mostra a nossa obediência ao nosso bispo”, afirma.

Fundadora da comunidade católica Irmãos de Assis, Arlene Domingues diz que o que mais a encanta nesta celebração é ver a igreja todo reunida. “Foi isso que Jesus nos deixou, a unidade como irmãos. No dia-a-dia, cada um está na sua comunidade, e hoje é todo mundo aqui, isso me emociona”, comenta a fiel.
Cada ano, a Missa dos Santos Óleos é celebrada em uma igreja. Este ano, foi escolhida a Nossa Senhora das Graças pelo aniversário de 25 anos da comunidade. Segundo Dom Dimas, a arquidiocese de Campo Grande tem 80 padres.
O Tríduo Pascal, ou seja, os três dias que antecedem a ressurreição de Cristo, é o momento que a igreja católica relembra a Paixão de Jesus. “A Páscoa é vida, é a vitória de Jesus sobre a morte, é a celebração mais importante da igreja”, declarou Dom Dimas.
Na missa de hoje, também foram abençoados os óleos de batismo, crisma e enfermos que serão usados durante o ano inteiro. “Os óleos são distribuídos aos sacerdotes para levarem às suas paróquias e comunidades”, explica Dom Dimas.