Cerca de 16% do público-alvo tomou 4ª dose da vacina contra covid na Capital
Imunizante de reforço está disponível apenas para pessoas com alto grau de imunossupressão
Um mês após autorização do Ministério da Saúde, Campo Grande vacinou 16% do público-alvo com a 4ª dose da vacina contra a covid-19. Atualmente o calendário de reforço está aberto para pessoas que têm alto grau de imunossupressão, ou seja, possuem o sistema imunológico enfraquecido, como pacientes de câncer, por exemplo.
Na Capital 4.674 pessoas com alto grau de imunossupressão estão aptas a receber a 4ª dose. Até o momento, conforme aponta a Sala de Gestão da vacina em Campo Grande, 765 pessoas receberam esse reforço.
A Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), avalia que a quantidade de pessoas vacinadas está dentro do esperado e deve aumentar conforme abertura de novos calendários, tendo em vista que a nota técnica do ministério da saúde exige um intervalo de, pelo menos, quatro meses, entre a 3ª e 4ª dose.
“É necessário observar o aprazamento de 4 meses entre as últimas doses. Diante do exposto, o número de vacinados deve aumentar de maneira gradativa”, informou a secretaria.
Além da aplicação da 4ª dose para pessoas com alto grau de imunossupressão em pessoas acima dos 18 anos que tenham tomado a terceira dose até o dia 20 de setembro, a Capital segue com a imunização de reforço da 3ª e 2ª dose de todos os fabricantes.
Pessoas acima de 12 anos pode procurar um dos pontos de imunização para tomar a primeira dose e garantir o início do ciclo de imunização. A vacinação de crianças de 5 a 11 também seguem a todo vapor na Capital. As crianças deve comparecer acompanhadas dos pais ou responsáveis legais. Em caso de impossibilidade da presença dos mesmos, a criança poderá ser vacinada acompanhada de um familiar mediante apresentação do termo de autorização