Cliente flagra ratos na padaria de mercado e vigilância espera denúncia
Em 24 horas, vídeo foi compartilhado mais de 2,6 mil vezes e registra 198 mil visualizações
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Um consumidor flagrou uma família de roedores andando em cima de uma máquina do setor da padaria do Supermercado Extra, localizado na Rua Maracaju, no Centro de Campo Grande, e registrou em vídeo da situação inusitada. Publicado na noite de sábado (26), o vídeo já possui mais de 198 mil visualizações e 2,6 mil compartilhamentos.
No vídeo, o consumidor identifica a unidade como sendo a do Centro da Capital. Na gravação é possível avistar o primeiro animal percorrendo o espaço e logo depois de chamar atenção de outros clientes, o consumidor segue registrando as imagens.
O rato é visto em cima de um dos maquinários do supermercado e, em seguida, um segundo roedor aparece. O vídeo ainda mostra que os animais foram flagrados no setor onde alimentos ficam expostos para serem comercializados. Pães, bolos e diversos outros produtos fazem parte da sessão.
Um funcionário do setor só aparece após minutos de filmagem. Ao se aproximar do local indicado pelo cliente, o trabalhador acaba assustando os roedores, que fogem.
Por meio de nota, o Extra informou que "todos os procedimentos de manipulação de alimentos nas lojas seguem as determinações da legislação sanitária vigente, e que as imagens do vídeo em questão não condizem com os padrões de qualidade exigidos pela companhia". A empresa também garantiu realizar dedetizações periódicas, e que já está apurando o fato em questão para tomar as medidas necessárias.
Reclamações/Denúncias - A assessoria de imprensa da Sesau informa que vídeos como este podem até ser postados nas redes sociais, no entanto, não são suficientes para que o estabelecimento seja autuado. É necessário que a denúncia seja formalizada na Vigilância Sanitária e, então, a gravação poderá ser inserida no processo como forma de comprovação. Afinal, quando a fiscalização chega, nem sempre localiza os roedores.
Sendo assim, após denúncia e comprovação, o mercado ou estabelecimento é autuado e responde a um processo administrativo, que obriga a apresentação de plano de dedetização. Neste casos, o vídeo serve como subsídio e auxilia no processo de notificação, mas é importante, que após gravar a situação, a vigilância seja acionada para que a autuação seja imediata.
As denúncias à Vigilância Sanitária devem ser protocoladas pela Ouvidoria/SUS e podem ser anônimas. É necessário que o cidadão anote o número do protocolo para que o mesmo possa ter retorno da reclamação/denúncia realizada.
Atendimento por e-mail é no endereço ouvidoria@sesau.campogrande.ms.gov.br .
Atendimento por telefone nos números (67) 3314-9955 ou 3314-3071 de segunda a sexta-feira das 7h às 17h.
Atendimento presencial na sede da Secretaria Municipal de Saúde Pública, na Rua Bahia, 280 – Centro, de segunda a sexta-feira das 7h às 17h.
Para que sua reclamação/denúncia seja aceita é necessário informar endereço completo com nome da rua número e bairro e preferencialmente fornecer ponto de referência.
Assista ao vídeo: