Com apenas de 28 doses por posto, vacina pentavalente acaba em horas
As vacinas começaram a ser distribuídas ontem e até o fim desta quarta-feira chegará a todas as unidades da Capital
Com apenas 28 doses disponíveis por posto de saúde, o estoque de vacina pentavalente não dura um dia e acaba em poucas horas em Campo Grande. As duas mil doses que o Município recebeu começaram a ser distribuídas nas unidades nesta terça-feira (14). No CRS (Centro Regional de Saúde) Tiradentes, o estoque foi reposto com 25 doses no final da manhã de ontem, por volta de 11h, e acabou no mesmo dia.
Na UBSF (Unidade Básica de Saúde da Família) Vila Carvalho, as doses chegaram na manhã desta quarta-feira (15) e duas horas e meia depois da abertura do posto, o estoque já estava no fim. A secretária Cleide Correia, de 37 anos, chegou no posto e conta que conseguiu vacinar o filho de quatro meses. "Ontem eu fui no posto Jockey Club, cheguei lá 15h e as vacinas já tinham acabado", conta.
![Com apenas de 28 doses por posto, vacina pentavalente acaba em horas Com apenas de 28 doses por posto, vacina pentavalente acaba em horas](https://cdn6.campograndenews.com.br/uploads/noticias/2020/03/14/2dv82z9427pc8.jpg)
Na busca pela imunização do filho a secretária encontrou outras mães na fila e para ajudar na procura, elas criaram um grupo de Whats App para trocar informação dos locais onde ainda tinham a vacina disponível.
A frentista Maria Helena Silva, 37 anos, também procurou a dose no posto do Jockey Club ontem e entrou no grupo. "No whats as mães avisaram que já não tinha vacina no Tiradentes e no Aero Rancho", conta. Ela chegou a UBSF Vila Carvalho após notificação do grupo.
"Dá última vez que chegou a vacina em Campo Grande, no final do ano passado, meu filho ainda não tinha a idade, falta uma semana para completar dois meses. Já faz um mês que estou a procura", relata. Ela conta que desde que o ano começou, ela ia toda semana no posto, às 9h30 perguntar se o estoque estava havia sido abastecido.
Quando deixaram a unidade, as mães contaram a reportagem do Campo Grande News que só restava uma dose da vacina.
Segundo a Sesau (Secretária Municipal de Saúde Pública), até o final desta quarta-feira (15), todas as 70 unidades, que tem sala de vacinação, serão abastecidas. A pasta não listou os postos onde os estoques já foram repostos para que não haja um aumento na procura em uma única unidade.
A orientação da secretaria é para que as famílias procurem as unidades de saúde mais próximas. Nos locais onde a vacina já acabou, a Sesau segue a recomendação do Ministério da Saúde e as crianças estão sendo imunizadas com a vacina DTP + hepatite B.
Em Campo Grande o estoque estava zerado deste agosto do ano passado. O Município chegou a receber uma reposição pontual em novembro, mas de acordo com informações pasta, a quantidade não foi suficiente para abastecer a demanda reprimida.
Regularização - De acordo com o Ministério da Saúde, a oferta esteva irregular devido a problemas com o fornecedor. As doses são adquiridas via OPAS (Fundo Estratégico da Organização Pan-Americana da Saúde). Não existe laboratório produtor da vacina no Brasil.
Em julho de 2019, lotes do laboratório pré-qualificado pela OMS (Organização Mundial da Saúde) foram reprovados no teste de qualidade do INCQS (Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde) e análise da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Em agosto, o Ministério da Saúde solicitou reposição do produto, mas, na época, não havia disponibilidade imediata.
Pentavalente - A vacina pentavalente é a combinação de cinco vacinas individuais em uma e garante a proteção contra a difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e contra a bactéria haemophilus influenza tipo b, responsável por infecções no nariz, meninge e na garganta. As crianças devem tomar as doses aos 2, aos 4 e aos 6 meses de vida.