ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
JANEIRO, SEXTA  10    CAMPO GRANDE 30º

Capital

Com caminhão, 35 funcionários fazem mutirão de limpeza em ONG denunciada

Trabalho deve continuar à tarde, com técnicos coletando sangue e vacinando animais

Por Cassia Modena e Clara Farias | 08/07/2024 12:23
Com caminhão, 35 funcionários fazem mutirão de limpeza em ONG denunciada
Até o fim da manhã, caminhão ficou carregado até a metade de lixo (Foto: Direto das Ruas)

A sede do Instituto Guarda Animal recebeu mutirão de limpeza nesta manhã (8), que já encheu quase meia carga de um caminhão com lixo e fezes dos animais abrigados. O local fica no Bairro Chácara dos Poderes, em Campo Grande, e é mantido por protetoras de animais que respondem à Justiça por maus-tratos.

Fizeram o trabalho 35 funcionários da Sisep (Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos). As responsáveis pela ONG (Organização Não Governamental), Nathalia de Souza Brizueña e Paola de Souza Brizueña, acompanharam o mutirão, mas não quiseram falar com a imprensa. Afirmaram estar muito abaladas para se manifestarem.

O mutirão foi proposto pela Decat (Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Ambientais e de Atendimento ao Turista). Participaram também representantes da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde).

Com caminhão, 35 funcionários fazem mutirão de limpeza em ONG denunciada
Mário Márcio Oliva, da Sesau, disse que trabalho vai continuar à tarde (Foto: Paulo Francis)

"O que os funcionários da limpeza mais estão encontrando são fezes e restos de podas de árvores", segundo o chefe de serviço do controle das leishmanioses e doença de chagas da Sesau, Mário Márcio Oliva. Os cães e gatos ficaram soltos no local enquanto a equipe trabalhava.

A sede é uma chácara com piscina. A água acumulada nela tinha larvas, que foram coletadas para análise. Elas podem ser do mosquito Aedes aegypti. O resultado sairá mais tarde, segundo Mário Márcio.

As proprietárias estão aproveitando para descartar outras coisas, como ventilador e cadeiras quebradas, além de uma escada velha.

Com caminhão, 35 funcionários fazem mutirão de limpeza em ONG denunciada
Mutirão de limpeza é feito com os animais soltos (Foto: Paulo Francis)

Ainda hoje, técnicos do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) e da Subea (Subsecretaria Municipal de Bem-estar Animal) irão até o local para vacinar contra a raiva e coletar sangue dos cães e cachorros abrigados. Testes serão feitos para detectar leishmaniose, principalmente. Se houver chuva forte, a visita terá que ser adiada, já que o local é aberto.

O caso - Denúncia anônima por omissão de cautela, poluição sonora e perturbação do trabalho alheio levou a Decat até o Instituto Guarda Animal na semana passada.

Policiais encontraram 212 cães e 12 gatos em condições insalubres. Houve prisão em flagrante das responsáveis pela ONG.

Com caminhão, 35 funcionários fazem mutirão de limpeza em ONG denunciada
Funcionários da Sisep vão continuar trabalho de limpeza à tarde (Foto: Direto das Ruas)

No mesmo dia, foram constatados acúmulo de dejetos, moscas e larvas em uma piscina sem tratamento, parasitas presentes nos animais, vestígios de queima de lixo no quintal, descarte irregular de lixo e remédios, além de omissão de cautela na guarda de animais ferozes. As informações foram registradas em boletim de ocorrência.

Ainda de acordo com o registro, os bichos de estimação eram mantidos em um único cômodo que tinha muita sujeira acumulada.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.



Nos siga no Google Notícias