Com chegada do frio, projeto doa 110 cobertas para famílias do Indubrasil
Famílias com crianças foram priorizadas durante seleção dos beneficiários
Com a chegada da frente fria, o Projeto Coração Quentinho promoveu na manhã deste domingo (11) a distribuição de 110 cobertores e roupas para famílias do bairro Indubrasil, localizado na saída para Terenos, a 25 km da capital.
O projeto, em seu primeiro ano de atuação, é coordenado pela funcionária pública Eliane Regina de Souza, de 49 anos. Segundo ela, inicialmente, o Projeto Coração Quentinho contava com 60 cobertores provenientes do programa "Seu Abraço Aquece MS", resultado de uma campanha de arrecadação realizada entre os dias 12 de abril e 12 de maio de 2023.
Entretanto, percebendo a necessidade de mais cobertores, Eliane mobilizou doações entre amigos, arrecadando R$ 1.710. Com esse montante, foi possível adquirir mais 50 cobertores, que totalizaram 110 unidades.
Eliane relata que teve o apoio da voluntária e moradora do bairro Cinthia Simone, de 35 anos, para selecionar as 110 famílias beneficiadas. O critério adotado foi a presença de crianças nas famílias, uma vez que são mais vulneráveis às baixas temperaturas. "Normalmente, adultos se ‘viram’ para se aquecer, mas crianças têm mais dificuldades", explica Eliane.
A escolha de Indubrasil como local de atuação do projeto se deve ao fato de Eliane já ter realizado outras iniciativas na região, como a doação de ovos de chocolate na Páscoa. No entanto, ela ressalta que pretende expandir suas ações para outras áreas no futuro. "Eu já conhecia a região, por causa de um projeto na Páscoa, então escolhi aqui. Mas o próximo projeto que eu fizer, será em outras regiões", explica Eliane.
Com a queda da temperatura prevista para esta segunda-feira (12), Eliane decidiu antecipar a entrega dos cobertores, que estava programada para terça-feira, dia de feriado. Além dos cobertores, também foram arrecadadas roupas para crianças e adultos, proporcionando um auxílio completo às famílias necessitadas.
Uma das beneficiárias da doação, Idalina Benitez Rafael, aposentada de 65 anos e moradora de Indubrasil há 57 anos, ressaltou a importância desse tipo de projeto para a comunidade, composta por pessoas carentes que necessitam de roupas, alimentos e remédios.
Idalina também destacou que a região é afastada da cidade, dificultando o acesso a certos serviços, tornando projetos como esse de extrema importância para as famílias locais. "É muito bom ter ações assim, o pessoal aqui é muito carente. O Indubrasil tá esquecido", relatou Idalina.