ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 15º

Capital

Com defasagem no Samu, Sesau tenta adquirir 11 ambulâncias para a Capital

Reportagens mostraram reclamação de demora da chegada do socorro e frequentes manutenções na frota atual

Por Cassia Modena | 27/11/2023 12:16
Viatura do Samu estacionada em frente à central da Capital (Foto: Arquivo/Henrique Kawaminami)
Viatura do Samu estacionada em frente à central da Capital (Foto: Arquivo/Henrique Kawaminami)

Para solucionar falta de ambulância do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) em Campo Grande, a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) informou nesta segunda-feira (27) que pleiteia a compra de seis novos veículos com recursos do Novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), enquanto tem processo em andamento para locar mais dez e cadastrou interesse, via portaria, para receber mais cinco do Ministério da Saúde.

Na semana passada, o Campo Grande News mostrou reclamações de moradores da Capital devido à demora na chegada de socorro por mais de uma hora. Revelou também, aqui, a situação precária da frota de veículos atual, que passa por constantes manutenções.

As empresas interessadas em alugar as ambulâncias terão até esta quinta-feira (30) para apresentar propostas. Já com relação aos pedidos do Novo PAC, a secretaria depende do resultado da análise das propostas feita pelo Governo Federal desde 13 de novembro, o prazo final para envio dos pedidos pelas prefeituras.

Dez anos - Em publicação oficial, a Prefeitura de Campo Grande indica defasagem de uma década na atualização de quantidade de veículos de resgate: "Considerando que desde a inauguração em 2005, o Samu de Campo Grande contou apenas com expansão de 1 Unidade de Suporte Básico em 2012; considerando que há 10 anos não houve expansão de Unidades de Suporte Básico e a demanda de ocorrências tem aumentado ano a ano", justificou.

A assessoria de imprensa da Sesau complementou à reportagem que "não houve renovação da frota por parte do Ministério da Saúde", mas afirmou que seis novas viaturas foram compradas com recursos próprios do município, enquanto isso.

A aquisição por meio do PAC, a locação e o cadastro por meio de portaria são as frentes de trabalho para "amenizar os impactos à população", finaliza a pasta.

Questionada ainda sobre a quantidade de ambulâncias do Samu e quais tipos de suporte têm rodando hoje em Campo Grande, a Sesau não respondeu até a publicação desta matéria.

O Samu de Campo Grande é regionalizado, pois atende municípios próximos em sua mesma região. O serviço está disponível por meio do número 192 para casos de urgência e emergência.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News.


Nos siga no Google Notícias