ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, QUARTA  20    CAMPO GRANDE 27º

Capital

Com defasagem no Samu, Sesau tenta adquirir 11 ambulâncias para a Capital

Reportagens mostraram reclamação de demora da chegada do socorro e frequentes manutenções na frota atual

Por Cassia Modena | 27/11/2023 12:16
Viatura do Samu estacionada em frente à central da Capital (Foto: Arquivo/Henrique Kawaminami)
Viatura do Samu estacionada em frente à central da Capital (Foto: Arquivo/Henrique Kawaminami)

Para solucionar falta de ambulância do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) em Campo Grande, a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) informou nesta segunda-feira (27) que pleiteia a compra de seis novos veículos com recursos do Novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), enquanto tem processo em andamento para locar mais dez e cadastrou interesse, via portaria, para receber mais cinco do Ministério da Saúde.

Na semana passada, o Campo Grande News mostrou reclamações de moradores da Capital devido à demora na chegada de socorro por mais de uma hora. Revelou também, aqui, a situação precária da frota de veículos atual, que passa por constantes manutenções.

As empresas interessadas em alugar as ambulâncias terão até esta quinta-feira (30) para apresentar propostas. Já com relação aos pedidos do Novo PAC, a secretaria depende do resultado da análise das propostas feita pelo Governo Federal desde 13 de novembro, o prazo final para envio dos pedidos pelas prefeituras.

Dez anos - Em publicação oficial, a Prefeitura de Campo Grande indica defasagem de uma década na atualização de quantidade de veículos de resgate: "Considerando que desde a inauguração em 2005, o Samu de Campo Grande contou apenas com expansão de 1 Unidade de Suporte Básico em 2012; considerando que há 10 anos não houve expansão de Unidades de Suporte Básico e a demanda de ocorrências tem aumentado ano a ano", justificou.

A assessoria de imprensa da Sesau complementou à reportagem que "não houve renovação da frota por parte do Ministério da Saúde", mas afirmou que seis novas viaturas foram compradas com recursos próprios do município, enquanto isso.

A aquisição por meio do PAC, a locação e o cadastro por meio de portaria são as frentes de trabalho para "amenizar os impactos à população", finaliza a pasta.

Questionada ainda sobre a quantidade de ambulâncias do Samu e quais tipos de suporte têm rodando hoje em Campo Grande, a Sesau não respondeu até a publicação desta matéria.

O Samu de Campo Grande é regionalizado, pois atende municípios próximos em sua mesma região. O serviço está disponível por meio do número 192 para casos de urgência e emergência.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News.


Nos siga no Google Notícias