Com falta de energia nas casas, famílias adiam mudança para novo loteamento
Na última sexta-feira, 22 casas foram inauguradas, mas nove estão sem rede elétrica

Nove das 22 casas do loteamento Lagoa Dourada, localizado na Região Urbana do Bandeira, em Campo Grande, ainda estão sem energia elétrica, o que tem atrasado a mudança das famílias que adquiriram as residências. O loteamento foi inaugurado na última sexta-feira (21), e até o final da tarde de hoje (26), as unidades permanecem sem energia devido à falta de extensão da rede elétrica no local.
Inicialmente, a previsão final para a entrega das unidades habitacionais era dezembro de 2024. As casas foram destinadas a famílias contempladas no 7º Feirão Habita Campo Grande, realizado em 2022.
Cada unidade, com sala e cozinha integrados, dois quartos e um banheiro, custou R$ 86.500,00 aos cofres municipais. Em maio, as famílias beneficiadas assinaram os contratos e participaram de um ato simbólico plantando uma muda de árvore frutífera em seus respectivos lotes.
A reportagem esteve no local na tarde de hoje e observou que algumas residências na Travessa Pacu e na Rua Piracanjuba não possuem o padrão de energia instalado, embora os relógios de água já estejam em funcionamento.
A falta de energia tem sido um obstáculo para algumas famílias que desejam se mudar para o loteamento. Uma delas é a diarista Ana, de 35 anos. Ela explica que seu esposo esteve no local pela manhã e a energia ainda não estava instalada. "Estou morando de aluguel com minha família e preciso entregar a casa para a proprietária no sábado. Mas como vou mudar sem ter o essencial que é a energia?", desabafa Ana.

O aposentado Alcindo Melo, de 67 anos, também não conseguiu acesso à nova rede elétrica. Morador da região há 12 anos, ele continua usando a rede do padrão antigo, mas deseja mudar para o novo padrão.
"Eu estou usando a rede do antigo padrão porque só eu morava aqui. Só que eu quero mudar para o padrão novo, porque o antigo não é do meu terreno mais. Alguns vizinhos já têm energia, mas outros não. Tem um rapaz que todo dia vem olhar se foi instalado", comenta Alcindo.
O que falta? - A reportagem entrou em contato com a Prefeitura para obter informações sobre o andamento da nova rede elétrica. Em resposta, a Emha (Agência Municipal de Habitação e Assuntos Fundiários) informou que a ordem de serviço para a instalação da iluminação na área mencionada já foi autorizada.
"No momento, é aguardada a execução dos trabalhos pela equipe de obras da Energisa", informou a assessoria da agência em nota.
Em relação aos postes de iluminação, o loteamento conta com aqueles instalados na Rua Piracanjuba. No entanto, a Sisep (Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços) não forneceu mais detalhes até o momento.
O Campo Grande News questionou a concessionária Energisa sobre o prazo de instalação dessa nova rede elétrica. Em resposta, a empresa afirmou que o projeto para estender a rede de distribuição de energia elétrica no loteamento Lagoa Dourada, em Campo Grande, foi aprovado pela Prefeitura nessa quarta-feira (26).
Também apontaram que o aceite da obra é uma das etapas necessárias para a realização do serviço, "que será concluído até o dia 3 de julho, antes do prazo previsto", complementa a Energisa em nota.
[**] Matéria editada às 18h18 do dia 27 de junho de 2024 para acréscimo do posicionamento da Energisa.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.