Com foco na saúde, Igreja fortalece pastoral e montará “Cidade do Bebê”
Com o amplo tema da relação entre igreja católica e sociedade, a Campanha da Fraternidade quer fortalecer a Pastoral da Criança em Campo Grande. Dentre as iniciativas, estão um concurso de redação nas escolas e a "Cidade do Bebê", que será montada na Cidade do Natal, nos altos da avenida Afonso Pena.
De acordo com o arcebispo Dom Dimas Lara Barbosa, houve redução significativa do número de crianças atendidas. O trabalho das pastoral, que atua na faixa etária de 0 a 6 anos, inclui incentivo ao aleitamento materno, pesagem para detectar problemas de desnutrição, utilização do soro caseiro e da multimistura. “Eu fico surpreso quando vou conhecendo materiais da Pastoral da Criança”, afirma.
Além da formação dos novos agentes, as ações de fortalecimento preveem parceria com pastoral da família e do menor. Ou seja, com assistência desde a gestação até a adolescência. O concurso de redação, aberto a todas escolas da Capital, será em três etapas.
Com temas da primeira a quarta série; da quinta a oitava série; e ensino médio. Para os mais velhos, o assunto será drogas e gravidez na adolescência. “Levar os jovens a escreverem e meditarem um pouco sobre as causas da influência das drogas e sobre o problema da gravidez precoce”.
Já a Cidade do Bebê será montada em outubro. “Todas as entidades da sociedade civil serão convidadas a mostrar o que fazem em defesa da saúde do bebê, mas também da criança e adolescente”, afirma o bispo. A atividade será aos moldes da Cidade da Saúde, que reuniu 140 entidades.
Novidade – Neste ano, a Campanha da Fraternidade terá o lançamento oficial às 9h do próximo domingo, dia 22, no ginásio poliesportivo Dom Bosco. Tradicionalmente, a abertura era feita no período da tarde. “É uma novidade que era pedida por muita gente”, afirma o bispo. A expectativa é reunir 3 mil pessoas.
Aos 51 anos, a campanha de 2015 tem como tema “Fraternidade: Igreja e Sociedade”. Já o lema é alusivo a uma declaração de Jesus Cristo: “Eu vim para servir”. No cartaz de divulgação, o papa Francisco, que prega a proximidade com o povo, se dobra para a cerimônia do “Lava-pés”.
Cada campanha é preparada com dois anos de antecedência. “Feita a partir de mobilização das bases, pessoas vinculadas a pastorais e diversas organizações da igreja que coletam assinaturas e tentam indicar também a adequação do tema com o momento histórico que se está vivendo”, explica Dom Dimas. Outra iniciativa da campanha é a coleta de assinaturas para a reforma política.