ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
DEZEMBRO, DOMINGO  22    CAMPO GRANDE 22º

Capital

Com temperatura de 36ºC, idoso passa mal durante desfile

Ele relatou ter feito uma cirurgia recentemente e não ter se alimentado pela manhã

Por Cassia Modena e Clara Faria | 07/09/2024 10:22
Idoso foi levado para uma unidade de saúde após ter mau súbito (Foto: Clara Faria)
Idoso foi levado para uma unidade de saúde após ter mau súbito (Foto: Clara Faria)

Estão lotadas as arquibancadas montadas na Rua 13 de Maio, em Campo Grande, para o público assistir ao desfile cívico-militar neste feriado de Independência (7). Bombeiros e socorristas que estavam a postos não haviam atendido nenhuma ocorrência até serem chamados para ir até um idoso de 81 anos que passava mal, por volta das 9h30.

A temperatura durante o desfile era de 36ºC, segundo Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).

O homem relatou não ter se alimentado pela manhã e que passou por uma cirurgia na próstata recentemente, segundo um dos bombeiros que prestou os primeiros socorros. Ele estava pálido e com baixa pressão arterial.

Ainda segundo os bombeiro, o idoso estava sentado numa arquibancada, na sombra, e não estava acompanhado. Dentro da viatura do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência e Emergência), recebeu soro fisiológico para melhorar. Será levado a uma unidade de saúde depois, se os socorristas avaliarem que é necessário.

Hidratação e sombra - Tereré, isotônico e água trazida em garrafas pet de 5 litros são a solução encontrada pelo público para enfrentar o calor de 36ºC que faz na Capital nesta manhã, segundo o Inmet, além da umidade relativa do ar que pode chegar a apenas 20% e a fumaça de incêndios que ainda encobre o céu.

A encarregada de obra Valesca Ribeiro, 30, trouxe bastante água e tereré para ficar até o fim do evento com a sogra, sobrinho e a filha caçula, de 4 meses. Ela também conseguiu um lugar com sombra e aguardava a filha mais velha e a enteada desfilarem.

"Quem veio com crianças tem que se proteger do calor. Nós trouxemos uma garrafa com gelo e estamos completando ela, para a água ficar bem geladinha", falou.

Elysée Pierre e os filhos de 2 e 7 anos, no desfile de 7 de Setembro (Foto: Clara Faria)
Elysée Pierre e os filhos de 2 e 7 anos, no desfile de 7 de Setembro (Foto: Clara Faria)

O operador de máquina Elysée Pierre, 41, trouxe a esposa e os filhos para ver o desfile pela primeira vez. Gostaram de tudo, menos do calor.

"Nós chegamos por volta das 8h30 e já estava muito quente. Procuramos por uma sombra para assistir e ficar até o final. Também já fui logo na conveniência e comprei água e isotônico. Tem que cuidar ainda mais da saúde das crianças nesse tempo", disse.

A aposentada Antonia Maria Felix, 70, está acompanhando o marido, mas não é muito fã do evento. "Ele gosta de assistir, eu não gosto do barulho não", conta. A idosa trouxe sombrinha e água para aguentar ficar em pé e bem perto da passarela. Ela não pretende ficar até o final.

Antonia Maria Felix, de guarda-chuva, veio para acompanhar o marido (Foto: Clara Faria)
Antonia Maria Felix, de guarda-chuva, veio para acompanhar o marido (Foto: Clara Faria)

O desfile - Começou por volta das 8h40, com atraso, e presença do governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel, e da prefeita Adriane Lopes, candidata a reeleição. Outros candidatos que concorrem às Eleições Municipais também estavam lá.

Cerca de 4 mil pessoas devem desfilar até o fim do evento, entre estudantes, militares e membros de organizações civis.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias