ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
SETEMBRO, SÁBADO  07    CAMPO GRANDE 37º

Capital

Com temperatura de 36ºC, idoso passa mal durante desfile

Ele relatou ter feito uma cirurgia recentemente e não ter se alimentado pela manhã

Por Cassia Modena e Clara Faria | 07/09/2024 10:22
Idoso foi levado para uma unidade de saúde após ter mau súbito (Foto: Clara Faria)
Idoso foi levado para uma unidade de saúde após ter mau súbito (Foto: Clara Faria)

Estão lotadas as arquibancadas montadas na Rua 13 de Maio, em Campo Grande, para o público assistir ao desfile cívico-militar neste feriado de Independência (7). Bombeiros e socorristas que estavam a postos não haviam atendido nenhuma ocorrência até serem chamados para ir até um idoso de 81 anos que passava mal, por volta das 9h30.

A temperatura durante o desfile era de 36ºC, segundo Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).

O homem relatou não ter se alimentado pela manhã e que passou por uma cirurgia na próstata recentemente, segundo um dos bombeiros que prestou os primeiros socorros. Ele estava pálido e com baixa pressão arterial.

Ainda segundo os bombeiro, o idoso estava sentado numa arquibancada, na sombra, e não estava acompanhado. Dentro da viatura do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência e Emergência), recebeu soro fisiológico para melhorar. Será levado a uma unidade de saúde depois, se os socorristas avaliarem que é necessário.

Hidratação e sombra - Tereré, isotônico e água trazida em garrafas pet de 5 litros são a solução encontrada pelo público para enfrentar o calor de 36ºC que faz na Capital nesta manhã, segundo o Inmet, além da umidade relativa do ar que pode chegar a apenas 20% e a fumaça de incêndios que ainda encobre o céu.

A encarregada de obra Valesca Ribeiro, 30, trouxe bastante água e tereré para ficar até o fim do evento com a sogra, sobrinho e a filha caçula, de 4 meses. Ela também conseguiu um lugar com sombra e aguardava a filha mais velha e a enteada desfilarem.

"Quem veio com crianças tem que se proteger do calor. Nós trouxemos uma garrafa com gelo e estamos completando ela, para a água ficar bem geladinha", falou.

Elysée Pierre e os filhos de 2 e 7 anos, no desfile de 7 de Setembro (Foto: Clara Faria)
Elysée Pierre e os filhos de 2 e 7 anos, no desfile de 7 de Setembro (Foto: Clara Faria)

O operador de máquina Elysée Pierre, 41, trouxe a esposa e os filhos para ver o desfile pela primeira vez. Gostaram de tudo, menos do calor.

"Nós chegamos por volta das 8h30 e já estava muito quente. Procuramos por uma sombra para assistir e ficar até o final. Também já fui logo na conveniência e comprei água e isotônico. Tem que cuidar ainda mais da saúde das crianças nesse tempo", disse.

A aposentada Antonia Maria Felix, 70, está acompanhando o marido, mas não é muito fã do evento. "Ele gosta de assistir, eu não gosto do barulho não", conta. A idosa trouxe sombrinha e água para aguentar ficar em pé e bem perto da passarela. Ela não pretende ficar até o final.

Antonia Maria Felix, de guarda-chuva, veio para acompanhar o marido (Foto: Clara Faria)
Antonia Maria Felix, de guarda-chuva, veio para acompanhar o marido (Foto: Clara Faria)

O desfile - Começou por volta das 8h40, com atraso, e presença do governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel, e da prefeita Adriane Lopes, candidata a reeleição. Outros candidatos que concorrem às Eleições Municipais também estavam lá.

Cerca de 4 mil pessoas devem desfilar até o fim do evento, entre estudantes, militares e membros de organizações civis.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias