Contra cigarro eletrônico em escolas, 3 são presos e empresa multada em 30 mil
O combate é à venda e à entrega de cigarros eletrônicos - os pods - a adolescentes nas escolas
![Contra cigarro eletrônico em escolas, 3 são presos e empresa multada em 30 mil Contra cigarro eletrônico em escolas, 3 são presos e empresa multada em 30 mil](https://cdn6.campograndenews.com.br/uploads/noticias/2024/11/27/3pcoqdb2p7sw4.jpg)
Três pessoas foram presas na manhã de hoje (27) na Operação “No Pod” da Decon (Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Contra as Relações de Consumo) em conjunto com a DEPCA (Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente). O combate é à venda e à entrega de cigarros eletrônicos - os pods - a adolescentes nas escolas.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
A Operação “No Pod”, realizada pela Decon e Depca, resultou na prisão de três pessoas por venda e entrega de cigarros eletrônicos a adolescentes. Cinco locais foram alvo de busca e apreensão, incluindo quatro tabacarias e um depósito onde milhares de caixas de cigarros eletrônicos foram encontradas escondidas entre outros produtos. O depósito, que operava sem alvará, recebeu multa de R$ 30 mil e interdição por 90 dias. A operação, ocorrida no Dia Nacional de Combate ao Câncer, contou com a participação de diversas entidades, refletindo o aumento de 70% no consumo de cigarros eletrônicos entre jovens e a intensificação das ações de combate em 2025.
Segundo o delegado Pablo Gabriel, da DEPCA, a delegacia começou a receber muitas apreensões de cigarros eletrônicos feitos nas escolas pelos diretores e outros servidores. Além disso, também houve denúncias de pais relativas a deliveries desses objetos nas escolas. Já a Decon, atua incisivamente contra o comércio desses produtos, que são proibidos no Brasil.
Ao todo, quatro locais foram alvos de busca e apreensão pela manhã, sendo todos tabacarias - duas no Tiradentes, uma no Amambaí e uma no Jardim Bela Vista. Um depósito no Jardim Paulista também recebeu a polícia, mas agora à tarde.
Uma das presas ela manhã é uma mulher, Andressa Sartori dos Santos, que foi levada até a delegacia pela sua advogada, Solange Helena Terra Rodrigues Rech, conforme registro em boletim de ocorrência. Ela foi detida no bairro Amambaí. Um segundo preso é Heitor Augusto Maioto, detido no Jardim Bela Vista. O nome do terceiro preso não foi divulgado.
![Contra cigarro eletrônico em escolas, 3 são presos e empresa multada em 30 mil Contra cigarro eletrônico em escolas, 3 são presos e empresa multada em 30 mil](https://cdn6.campograndenews.com.br/uploads/noticias/2024/11/27/3jieakw652kgw.jpg)
Nas tabacarias foram apreendidos 2.526 cigarros eletrônicos e, no depósito, milhares de caixas ainda estão sendo abertas e recolhidas. Lá, a Decon verificou que o estabelecimento funciona sem alvará e foi multado em R$ 30 mil. O local, na Rua Thomas Edson, será interditado por 90 dias úteis.
Além dos pods e vapes, no depósito ainda foram encontrados milhares de caixas com produtos para narguilé e outros itens de tabacaria. Escondidos junto a esses produtos legalmente permitidos, estão os cigarros eletrônicos.
Operação - A ação ocorre no Dia Nacional de Combate ao Câncer, 27 de novembro. Além de Decon e DEPCA, acompanham a operação o Procon (Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor), Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), Vigilância Sanitária Estadual e o Inca (Instituto Nacional de Combate ao Câncer).
No local da apreensão desta tarde, o integrante da gerência de apoio da Vigilância Sanitária, Matheus Moreira Pirolo disse que houve aumento de cerca de 70% no consumo de cigarro eletrônico entre pessoas de 15 a 24 anos e a intenção é intensificar operações de combate ao comércio desse produto em 2025.
Matéria editada às 15h59 para acréscimo de informação.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.
Confira a galeria de imagens: