ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
JANEIRO, TERÇA  07    CAMPO GRANDE 34º

Capital

Contra cigarro eletrônico em escolas, 3 são presos e empresa multada em 30 mil

O combate é à venda e à entrega de cigarros eletrônicos - os pods - a adolescentes nas escolas

Por Lucia Morel, Geniffer Valeriano e Gabi Cenciarelli | 27/11/2024 14:47
Contra cigarro eletrônico em escolas, 3 são presos e empresa multada em 30 mil
Milhares de caixas em depósito no Jardim Paulista escondem cigarro eletrônico entre itens permitidos. (Foto: Geniffer Valeriano)

Três pessoas foram presas na manhã de hoje (27) na Operação “No Pod” da Decon (Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Contra as Relações de Consumo) em conjunto com a DEPCA (Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente). O combate é à venda e à entrega de cigarros eletrônicos - os pods - a adolescentes nas escolas.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

A Operação “No Pod”, realizada pela Decon e Depca, resultou na prisão de três pessoas por venda e entrega de cigarros eletrônicos a adolescentes. Cinco locais foram alvo de busca e apreensão, incluindo quatro tabacarias e um depósito onde milhares de caixas de cigarros eletrônicos foram encontradas escondidas entre outros produtos. O depósito, que operava sem alvará, recebeu multa de R$ 30 mil e interdição por 90 dias. A operação, ocorrida no Dia Nacional de Combate ao Câncer, contou com a participação de diversas entidades, refletindo o aumento de 70% no consumo de cigarros eletrônicos entre jovens e a intensificação das ações de combate em 2025.

Segundo o delegado Pablo Gabriel, da DEPCA, a delegacia começou a receber muitas apreensões de cigarros eletrônicos feitos nas escolas pelos diretores e outros servidores. Além disso, também houve denúncias de pais relativas a deliveries desses objetos nas escolas. Já a Decon, atua incisivamente contra o comércio desses produtos, que são proibidos no Brasil.

Ao todo, quatro locais foram alvos de busca e apreensão pela manhã, sendo todos tabacarias - duas no Tiradentes, uma no Amambaí e uma no Jardim Bela Vista. Um depósito no Jardim Paulista também recebeu a polícia, mas agora à tarde.

Uma das presas ela manhã é uma mulher, Andressa Sartori dos Santos, que foi levada até a delegacia pela sua advogada, Solange Helena Terra Rodrigues Rech, conforme registro em boletim de ocorrência. Ela foi detida no bairro Amambaí. Um segundo preso é Heitor Augusto Maioto, detido no Jardim Bela Vista. O nome do terceiro preso não foi divulgado.

Contra cigarro eletrônico em escolas, 3 são presos e empresa multada em 30 mil
Uma das caixas de pods, cigarros eletrônicos descartáveis - apreendidas na operação. (Foto: Geniffer Valeriano)

Nas tabacarias foram apreendidos 2.526 cigarros eletrônicos e, no depósito, milhares de caixas ainda estão sendo abertas e recolhidas. Lá, a Decon verificou que o estabelecimento funciona sem alvará e foi multado em R$ 30 mil. O local, na Rua Thomas Edson, será interditado por 90 dias úteis.

Além dos pods e vapes, no depósito ainda foram encontrados milhares de caixas com produtos para narguilé e outros itens de tabacaria. Escondidos junto a esses produtos legalmente permitidos, estão os cigarros eletrônicos.

Operação - A ação ocorre no Dia Nacional de Combate ao Câncer, 27 de novembro. Além de Decon e DEPCA, acompanham a operação o Procon (Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor), Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), Vigilância Sanitária Estadual e o Inca (Instituto Nacional de Combate ao Câncer).

No local da apreensão desta tarde, o integrante da gerência de apoio da Vigilância Sanitária, Matheus Moreira Pirolo disse que houve aumento de cerca de 70% no consumo de cigarro eletrônico entre pessoas de 15 a 24 anos e a intenção é intensificar operações de combate ao comércio desse produto em 2025.

Matéria editada às 15h59 para acréscimo de informação.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Confira a galeria de imagens:

  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
Nos siga no Google Notícias