Corpo de Bombeiros celebra 15 anos de motosocorro e avanço na tecnologia
Durante evento, corporação mostrou equipamento de segurança e número de atendimentos prestados
O CBMMS (Corpo de Bombeiros de Mato Grosso do Sul) celebrou nesta sexta-feira (26) os 15 anos da criação do serviço de motosocorro. Durante o evento, os militares mostraram o resultado dos atendimentos realizados neste ano e em 2023.
No momento, o efetivo conta com seis militares que atendem os chamados nas sete regiões da cidade. No ano passado, 1234 atendimentos foram realizados e neste ano, de janeiro a junho, foram 705.
O sargento Cacildo Salina diz que o serviço de motosocorro é essencial para garantir as chances de sobrevivência das vítimas. “Cada minuto, cada segundo conta muito [...] o fato do motossocorro chegar e artificialmente fazer isso aumenta muitas vezes a chance dessa vítima sobreviver através do suporte avançado, chegando no hospital”, explica.
Ele está há doze anos na equipe e relata que a data de hoje é algo simbólico para o Corpo de Bombeiros. Nos últimos anos, o efetivo evoluiu não só na forma de atendimento, mas também no tipo de equipamento que utilizam.
“É um marco muito importante para nós, porque para estarmos socorridos enfrentamos vários desafios. Para chegar até esse parâmetro de alcançar 15 anos, são momentos difíceis, as evoluções dos motocicletas, dos equipamentos, toda essa preparação, então é um grande orgulho”, completa Cacildo Salina.
Em relação a tecnologia, o sargento Michel Angelo Melin explica que o Estado é referência a nível nacional graças às melhorias e parcerias realizadas no começo do processo com a Polícia Militar e a do Exército. O uniforme utilizado pelos militares, conforme ele, tem proteção que garante a segurança durante o serviço.
“Cada atendimento representa uma vida salva e hoje nossa equipe conta com proteção individual que faz toda a diferença para nossos motossocoristas. Hoje somos referência a nível nacional e essas melhorias não seriam possíveis sem o apoio da corporação e do Governo do Estado”, fala.
Durante a celebração, o padre benzeu as motocicletas utilizadas pelos socorristas. No momento, a corporação está em processo para adquirir mais motocicletas que deverão aumentar o efetivo.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.