Cuidador deixa cães sem comida e água por 1 semana e vizinhos chamam polícia
Cachorros estavam desnutridos em um local imundo; vizinhos também denunciam que pelo menos 3 animais já teriam morrido no local
A Polícia Militar Ambiental encontrou três cachorros em situação de penúria neste domingo, no Bairro Jardim Tarumã, na Capital. A dona dos cães, segundo a denúncia, teria viajado e deixado os bichos com um cuidador. Os animais estavam extremamente debilitados, sem comida, desnutridos, com carrapatos, sarna e ainda suspeita de leishmaniose. O local também estava imundo.
Vizinhos que denunciaram o caso à Polícia relataram ainda que pelo menos três cachorros, já morreram no local e inclusive apresentaram fotos do corpo. O suposto cuidador foi localizado e levado até à delegacia.
Para os policiais, o homem disse que deixava alimento e água dia sim dia não. No entanto, testemunhas rebateram informando que a última alimentação dos animais teria sido dia 1º de novembro, domingo retrasado, depois que policiais estiveram no local.
Os cachorros foram encaminhados ao CCZ (Centro de Controle de Zoonoses), para serem atendidos. O cuidador, de 32 anos, foi multado em R$ 1,5 mil e poderá responder por crime ambiental de maus-tratos a animais, com pena que vai até cinco anos de prisão.
Caso seja apurado alguma responsabilidade da proprietária pela situação dos animais, ela também será multada e responderá pelo crime.