Da retirada dos trilhos à modernização: Duque de Caxias é inaugurada em solenidade
Da retirada dos trilhos à modernização, a Via Morena na etapa da avenida Duque de Caxias é inaugurada nesta manhã. Indícios de que Campo Grande cresce a cada dia e ganha características de uma metrópole.
A intervenção começou depois que os trilhos da ferrovia foram dando lugar a uma larga e moderna avenida. A via que dá acesso a diversas regiões da cidade, foi modelada ao longo dos seus 4,4 quilômetros.
As pistas agora, prontinhas para o uso, foram alargadas compondo três faixas de rolamento, mais uma de estacionamento, totalizando 12,6 metros. E não é só os carros que ganharam espaço, a ciclovia de 4,5 quilômetros complementa a interligação dos projetos Imbirussu/Serradinho, Orla Morena e avenida Júlio de Castilho.
O tamanho da modernidade é proporcional ao número de pessoas beneficiadas com a obra, mais de 70 mil pessoas usam diariamente a via.
No visual, a avenida ganhou também novos ares. O canteiro central traz novo paisagismo, arborização com 40 palmeiras da espécie Latânia replantadas e reserva de faixa para futura utilização do transporte coletivo urbano.
A Praça do Aviador, em frente à Base Aérea, recebeu revitalização e um espaço para os hábitos do campo-grandenses, de contemplar pousos e decolagens e eventos aéreos.
E para aproveitar não precisa estar apenas de carro, o novo complexo viário conta com 18 mil metros quadrados de calçadas padronizadas, que segue também as regras garantindo 12% de permeabilidade em todo o percurso, fundamental para auxiliar no escoamento da água da chuva.
Investimento - Nesta etapa, foram investidos na Via Morena R$ 13,9 milhões, grande parte da verba veio do Governo Federal por intermédio do Ministério da Integração Nacional e 20% são de contrapartida da prefeitura.
Sinalização - Seguindo o padrão de modernidade, a avenida Duque de Caxias apresenta um complexo semafórico moderno, faixa de pedestre em todos os cruzamentos e sinalização horizontal com material diferenciado. A velocidade máxima permitida passa a ser de 60 quilômetros por hora, sendo que em pontos estratégicos os radares vão exigir velocidade máxima de até 50 quilômetros.
A Via Morena recebeu semáforos nos cruzamentos com as ruas Brasília, dos Andradas e avenidas Itatiaia, Brasil Central, Presidente Vargas e em frente ao CMO (Comando Militar do Oeste).
A tecnologia não está só na arquitetura moderna, mas também na sinalização horizontal. Prevendo o fluxo intenso de veículos, o sistema vai tornar a via mais moderna e permitir maior tempo de uso, com duração superior a cinco anos. As faixas de pedestre e de retenção são à base de material laminado, conhecido como auto-tap, uma fita pré-formada auto-adesiva.
Já as faixas de divisão de pista, faixas tracejadas, receberam pintura especial à quente que leva o nome de “hot-spray”. A ciclovia, além da sinalização, recebeu no cruzamento de pistas a pintura na cor vermelha que alertará quanto à travessia de ciclistas e de veículos. O laminado utilizado para a sinalização é feito à base de elastoplástico – material bastante resistente.