De experimentos científicos a aulas de MasterChef nas escolas de tempo integral
Secretaria diz que metodologia é baseada no incentivo ao protagonismo juvenil
Com metodologia que inclui desde aulas no estilo MasterChef, ministradas por convidados ilustres da culinária sul-mato-grossense, a experimentações em robótica que extrapolam os muros da escola para beneficiar a comunidade, as escolas estaduais de tempo integral de Mato Grosso do Sul oferecem no currículo complementar experiências diversificadas para enriquecer o aprendizado, avalia a Secretaria Estadual de Educação.
Segundo a SED, a metodologia de ensino denominada Escola da Autoria foi implantada em doze escolas de tempo integral em Campo Grande, Dourados, Corumbá, Maracaju e Naviraí. Além da base curricular comum, elas desenvolvem um rol de disciplinas semestrais temáticas para enriquecer o currículo.
“Os alunos aprendem com mais facilidade quando relacionam os conceitos com práticas fora da sala de aula”, explica o professor de Física da Escola Estadual Lúcia Martins Coelho, de Campo Grande, Lauro da Rosa, sobre o sistema de ensino desenvolvido pela Secretaria de Estado de Educação no cumprimento das diretrizes nacionais da educação.
Pelo sistema, os estudantes podem escolher entre as opções disponíveis aquilo que querem aprender. Até aulas de grafite integram a lista, disponibilizada de acordo com as preferências e estrutura de cada comunidade escolar.
“Aqui você aprende para a vida, se aprofunda nas matérias e passa não apenas a estudar, mas a entender de maneira natural”, declarou o estudante Dartagnan Pereira Fernandes, aluno de uma das escolas integrais da Capital.
Ainda de acordo com a SED, Mato Grosso do Sul participou da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia com a proposta As escolas da Autoria e ficou no topo do ranking dos estados em número de atividades cadastradas. Foram 1.930 ações realizadas em 59 cidades e 304 entidades parcerias.
Levantamento da Secretaria Estadual de Educação diz que já em seu primeiro ano de funcionamento, o programa registra excelentes resultados da comunidade escolar, ajudando a combater um problema que por anos assolou a educação brasileira: a falta de aplicabilidade do ensino dado em sala de aula.