ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
JANEIRO, SEXTA  24    CAMPO GRANDE 25º

Capital

De hortifruti a artesanato: mercado-escola da UFMS abre ao público

Mercado-Escola atenderá à feira criativa de hoje até sexta-feira, das 9h às 17h, durante o Integra UFMS

Por Mylena Fraiha | 21/10/2024 16:09
De hortifruti a artesanato: mercado-escola da UFMS abre ao público
Fachada do Mercado Escola da UFMS, onde acontecerá a feira criativa durante o evento científico (Foto: Divulgação)

Com opções que vão de hortifrúti a sabonetes artesanais, a Feira Agroecológica e de Economia Criativa está aberta ao público durante o Integra UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) 2024. O evento é realizado de hoje (21) até sexta-feira (25), das 9h às 17h, no Mercado Escola da UFMS, ao lado do Ginásio Moreninho, na Cidade Universitária, em Campo Grande.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

A Feira Agroecológica e de Economia Criativa está em andamento na UFMS, de 21 a 25 de outubro de 2024, no Mercado Escola, oferecendo produtos variados, desde hortifruti a sabonetes artesanais. Com 15 barracas, o evento destaca iniciativas de economia criativa e a participação de agricultores familiares, comunidades tradicionais e projetos de pesquisa. O Mercado Escola, inaugurado em setembro de 2024, é o primeiro do tipo em uma instituição de ensino superior no Brasil, promovendo a comercialização de produtos da agricultura familiar e servindo como um centro de estudos sobre alimentos orgânicos e agroecológicos.

Com 15 barracas dedicadas a projetos e iniciativas voltadas à economia criativa, a feira reúne comerciantes e expositores de diversas áreas, como os vinculados ao Programa Institucional Universidade Aberta à Pessoa Idosa e iniciativas de pesquisa ou extensão que desenvolvem produtos alimentícios, artísticos e químico-farmacêuticos artesanais a partir de matérias-primas dos biomas Cerrado e Pantanal.

Também participam produtores da Feirinha Agroecológica da UFMS, comunidades tradicionais, povos originários, agricultores familiares e associações de agricultores.

A professora Aline Gomes da Silva, da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia e coordenadora do Mercado Escola, destaca a diversidade de produtos à disposição do público. "Além de hortifrúti, compotas, doces e condimentos, teremos muitas opções de bolsas, acessórios, decoração e saboaria artesanal", comenta.

Além da exposição e venda de produtos, o local conta com uma praça de alimentação, onde visitantes podem aproveitar uma variedade de opções para lanches e almoços.

Mercado Escola - Inaugurado em setembro deste ano, o Mercado Escola da UFMS é o primeiro do tipo em uma instituição de ensino superior no Brasil. O espaço foi projetado para comercializar produtos da agricultura familiar, sendo também um centro de estudos sobre alimentos orgânicos e agroecológicos.

Com um investimento de R$ 5 milhões, o Mercado Escola possui um prédio com dois pavimentos, auditório, salas de aula, laboratórios e um pavilhão destinado à exposição e venda de produtos.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias