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De troca de poste a ligação de energia, confira prazos de execução dos serviços

Energisa alerta que cada serviço solicitado tem prazo diferente para ser realizado

Silvia Frias | 30/08/2022 08:37
De troca de poste a ligação de energia, confira prazos de execução dos serviços
Troca de poste, um dos serviços realizados pela concessionária de energia em MS. (Foto/Arquivo)

Ligação nova, troca de titularidade, religação de energia, renegociação, cada serviço tem prazos diferentes de execução, conforme resolução da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica). A concessionária em MS informa que o cliente pode pedir pelo site, aplicativo ou call center.

Para facilitar o acesso às informações e agilizar a resolução dessas e outras demandas, a Energisa orienta os consumidores sobre as questões mais procuradas pelos clientes. Confira:

*Primeira ligação e religação: pode ser realizada por meio da Gisa (gisa.energisa.com.br); aplicativo Energisa ON e agência digital (www.energisa.com.br). O prazo para execução do serviço em campo é de três dias para vistoria do padrão e mais dois dias para ligação, totalizando prazo de cinco dias úteis, pois será necessário vistoriar se o padrão está em conformidade com as normas da empresa e levar medidor novo ao local.

*Religação: a religação é solicitada sempre que o imóvel tiver suspensão do fornecimento por falta de pagamento, e por ser um serviço que precisa da conferência de documentação e deslocamento da equipe, o prazo para atendimento determinado pela Aneel é de até 24h para área urbana e 48h para área rural, por já ter o medidor no local e o corte ser apenas no disjuntor ou ramal.

*Troca de titularidade: ao se mudar para imóvel, independentemente de ser o dono ou inquilino, é recomendável solicitar a troca de titularidade, também de forma ágil pelos canais digitais. No momento da solicitação, é preciso informar o número de identidade e CPF, além da unidade consumidora. No caso de pessoa jurídica, é necessário informar o CNPJ juntamente com o contrato social.

Após finalizar os passos solicitados, a troca é realizada hora e a conta seguinte já chegará com os dados do novo titular da conta. Em casos de troca de titularidade de unidades consumidoras que se encontram atualmente desligadas, o prazo para ligação da energia no local é o mesmo da ligação nova, cinco dias úteis.

*Extensão de rede: a extensão possibilita a ligação da energia elétrica, quando a distância entre o padrão de entrada e a rede de distribuição for superior a 40 metros. É muito solicitada quando há aumento da demanda de energia em uma determinada localidade ou de ligação nova rural. O serviço precisa de um projeto de obra e alguns documentos específicos, além da visita de vistoria dos técnicos de concessionária. Em alguns casos, também é preciso fazer uma adequação da unidade consumidora para receber essa extensão.

O prazo varia de 1 a 30 dias para resposta ao cliente e enquadramento regulatório do projeto. Após a aprovação e validação da documentação apresentada, um novo prazo é estabelecido entre 60 a 365 dias, dependendo da complexidade da obra.

*Danos elétricos: a concessionária orienta o consumidor a entrar em contato com a distribuidora pelo Call Center (0800 722 7272) ou na agência de atendimento presencial, no prazo de até cinco anos da data provável da ocorrência que ocasionou o dano elétrico, conforme a nova Resolução 1000 da Aneel. Todos os pedidos são analisados e respondidos em até 30 dias a partir da solicitação do ressarcimento.

*Troca de postes: a Energisa realiza obras de manutenção de postes durante o ano, além da substituição daqueles que já estão desgastados. Cada poste segue um prazo diferente, a depender da análise da equipe técnica da empresa. A substituição do poste leva ainda, em consideração, a quantidade de unidades consumidoras que ficarão sem energia durante o procedimento e o prazo para a comunicação desses clientes.

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