De troca de poste a ligação de energia, confira prazos de execução dos serviços
Energisa alerta que cada serviço solicitado tem prazo diferente para ser realizado
Ligação nova, troca de titularidade, religação de energia, renegociação, cada serviço tem prazos diferentes de execução, conforme resolução da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica). A concessionária em MS informa que o cliente pode pedir pelo site, aplicativo ou call center.
Para facilitar o acesso às informações e agilizar a resolução dessas e outras demandas, a Energisa orienta os consumidores sobre as questões mais procuradas pelos clientes. Confira:
*Primeira ligação e religação: pode ser realizada por meio da Gisa (gisa.energisa.com.br); aplicativo Energisa ON e agência digital (www.energisa.com.br). O prazo para execução do serviço em campo é de três dias para vistoria do padrão e mais dois dias para ligação, totalizando prazo de cinco dias úteis, pois será necessário vistoriar se o padrão está em conformidade com as normas da empresa e levar medidor novo ao local.
*Religação: a religação é solicitada sempre que o imóvel tiver suspensão do fornecimento por falta de pagamento, e por ser um serviço que precisa da conferência de documentação e deslocamento da equipe, o prazo para atendimento determinado pela Aneel é de até 24h para área urbana e 48h para área rural, por já ter o medidor no local e o corte ser apenas no disjuntor ou ramal.
*Troca de titularidade: ao se mudar para imóvel, independentemente de ser o dono ou inquilino, é recomendável solicitar a troca de titularidade, também de forma ágil pelos canais digitais. No momento da solicitação, é preciso informar o número de identidade e CPF, além da unidade consumidora. No caso de pessoa jurídica, é necessário informar o CNPJ juntamente com o contrato social.
Após finalizar os passos solicitados, a troca é realizada hora e a conta seguinte já chegará com os dados do novo titular da conta. Em casos de troca de titularidade de unidades consumidoras que se encontram atualmente desligadas, o prazo para ligação da energia no local é o mesmo da ligação nova, cinco dias úteis.
*Extensão de rede: a extensão possibilita a ligação da energia elétrica, quando a distância entre o padrão de entrada e a rede de distribuição for superior a 40 metros. É muito solicitada quando há aumento da demanda de energia em uma determinada localidade ou de ligação nova rural. O serviço precisa de um projeto de obra e alguns documentos específicos, além da visita de vistoria dos técnicos de concessionária. Em alguns casos, também é preciso fazer uma adequação da unidade consumidora para receber essa extensão.
O prazo varia de 1 a 30 dias para resposta ao cliente e enquadramento regulatório do projeto. Após a aprovação e validação da documentação apresentada, um novo prazo é estabelecido entre 60 a 365 dias, dependendo da complexidade da obra.
*Danos elétricos: a concessionária orienta o consumidor a entrar em contato com a distribuidora pelo Call Center (0800 722 7272) ou na agência de atendimento presencial, no prazo de até cinco anos da data provável da ocorrência que ocasionou o dano elétrico, conforme a nova Resolução 1000 da Aneel. Todos os pedidos são analisados e respondidos em até 30 dias a partir da solicitação do ressarcimento.
*Troca de postes: a Energisa realiza obras de manutenção de postes durante o ano, além da substituição daqueles que já estão desgastados. Cada poste segue um prazo diferente, a depender da análise da equipe técnica da empresa. A substituição do poste leva ainda, em consideração, a quantidade de unidades consumidoras que ficarão sem energia durante o procedimento e o prazo para a comunicação desses clientes.