ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 23º

Capital

Drive-thru do coronavírus faz coleta em 10 minutos e vai aumentar testagem em MS

Na manhã de hoje, os primeiros a passarem pelo procedimento foram uma jovem, um rapaz e uma senhora

Aline dos Santos e Lucas Mamédio | 13/04/2020 09:43
Coleta do exame para o novo coronavíru é realizada sem o paciente descer do carro. (Foto: Paulo Francis)
Coleta do exame para o novo coronavíru é realizada sem o paciente descer do carro. (Foto: Paulo Francis)

Num processo que leva no máximo dez minutos, a coleta de exame no drive-thru para teste do novo coronavírus  foi aberta na manhã desta segunda-feira (dia 13) em Campo Grande. Os primeiros a passarem pelo procedimento foram uma jovem, um rapaz e uma senhora.

As pessoas, previamente agendadas por meio do Disk Covid, chegaram ao Batalhão Central do Corpo de Bombeiros pela Rua 26 de Agosto. Primeiro, um militar recebe o paciente com álcool em gel.

Na sequência, outro bombeiro libera a passagem. A pessoa abre o vidro do veículo e a profissional de Saúde faz a coleta secreção no nariz. O veículo deixa o batalhão pela Rua 14 de Julho

Neste primeiro dia, serão realizados 50 testes. Mas, a capacidade diária será de coleta de cem exames. O drive-thru vai funcionar das 8h às 16h.

“Estamos iniciando hoje o chamado drive-thru para aumentar a testagem em Mato Grosso do Sul. Vamos verificar como está se comportando a covid-19 no Estado”, afirma o secretário estadual de Saúde, Geraldo Resende. De acordo com ele, o estoque é de oito mil testes.

Os pacientes candidatos ao exame devem ligar para o Disk Covid nos primeiros sete dias da chegada de sintomas como febre, tosse, dor de garganta, coriza e dificuldade respiratória. “Após o oitavo dia, deve ficar em isolamento domiciliar”, afirma o secretário.

Geraldo Resende afirma que modelo drive-thru será levado para Dourados. (Foto: Paulo Francis)
Geraldo Resende afirma que modelo drive-thru será levado para Dourados. (Foto: Paulo Francis)

Segundo Geraldo Resende, o modelo drive-thru deve começar a funcionar em Dourados, segundo maior município do Estado, até a próxima semana. A parceria será com a UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados).

Em Campo Grande, os bombeiros cederam o batalhão e também profissionais da equipe de Saúde. “Toda nossa equipe de Saúde está voltada para esse atendimento”, afirma Marcelo Fraiha, diretor de Saúde do Corpo de Bombeiros.

Passo a passo -  O processo de seleção dos pacientes começa com a ligação para o Disk Covid, que atende por meio do telefone (67)3311-6262, das 8h às 18h. A pessoa deve relatar os sintomas à equipe de Saúde.

Caso o paciente apresente algum tipo de sintoma gripal, como febre, coriza e dor na garganta, é agendada a consulta no Batalhão Central do Corpo de Bombeiros.

Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

A consulta é agendada via telefone e confirmada por SMS, mensagem de texto no celular, com a data, horário e local. Ao chegar no dia do exame, após as confirmações dos dados, é realizada a coleta dentro do próprio automóvel, sem a presença de acompanhante (quando assim possível, desconsiderando os casos de crianças e idosos).

O exame é encaminhado ao laboratório da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) ou ao Laboratório Central. O resultado demora de 24h a 48h e é encaminhado por SMS, ao paciente. O cidadão também poderá consultar o resultado do exame no site da SES (Secretaria Estadual de Saúde).

Nos siga no Google Notícias