ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
JANEIRO, QUARTA  22    CAMPO GRANDE 31º

Cidades

Campo Grande e Dourados ficarão com 1 terço dos testes rápidos

Distribuição dos testes rápidos serão para as 79 cidades. O foco serão os servidores de saúde e segurança

Leonardo Rocha | 12/04/2020 12:21
Campo Grande e Dourados ficarão com 1 terço dos testes rápidos
Secretário Geraldo Resende durante coletiva neste domingo (Foto: Reprodução)

Dos 6 mil testes rápidos para coronavírus que chegaram a Mato Grosso do Sul, Campo Grande ficará com 1,2 mil e Dourados 800 (testes), ou seja, as duas maiores cidades irão dispor de um terço dos itens. Eles serão usados nos profissionais de saúde e de segurança, além das pessoas que moram que este público e apresentam diagnóstico de gripe.

O secretário estadual de Saúde, Geraldo Resende, afirmou que os testes já começaram a ser enviados ontem (11) aos municípios, e que para dividir os itens foi levado em conta os critérios epidemiológicos e estrutura de saúde que cada município dispõe.

Campo Grande vai receber 1,2 mil testes, seguido por Dourados (800), Três Lagoas (600), Corumbá (200) e Ponta Porã (160). Já as cidades de Naviraí, Nova Andradina, Aquidauana, Paranaíba, Jardim e Coxim ficarão com 60 (testes) cada. O restante dos 68 municípios do Estado terão 20 cada um.

Também será destinado neste momento 300 testes para as barreiras sanitárias e 1020 irão permanecer no governo estadual, para serem usados nos funcionários dos hospitais estaduais. “Como adiantamos esta remessa é apenas para quem trabalha na saúde e segurança”, disse ele. (Confira a lista abaixo):

Campo Grande e Dourados ficarão com 1 terço dos testes rápidos
(Reprodução - Governo MS)

Drive-thru – Sobre os testes em “drive-thru”, o secretário ponderou que começam amanhã (13) para 50 pessoas que já estão cadastradas. Ainda orientou que para aqueles que apresentarem sintomas do coronavírus, deve ligar para o “disk covid”, no telefone (3311-6263), onde vai conversar com um médico, que irá avaliar a necessidade do teste. “Se precisar, então já será agendado para fazer o exame”, descreveu.

Em Campo Grande, caso o paciente apresente algum tipo de sintoma gripal, como febre, coriza e dor na garganta, é agendada uma consulta no Batalhão Central do Corpo de Bombeiros, na esquina da rua 14 de Julho com a 7 de Setembro.

O exame é encaminhado ao laboratório da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) ou ao Laboratório Central. O resultado demora de 24h a 48h e é encaminhado por SMS, ao paciente. O cidadão também poderá consultar o resultado do exame no site da SES (Secretaria Estadual de Saúde).

Campo Grande e Dourados ficarão com 1 terço dos testes rápidos
Na sexta-feira (10), equipe que trabalhará no drive-thru passou por treinamento (Foto: Marcos Maluf)


Nos siga no Google Notícias